Última leva de tubos para o Pisa chega a Porto Alegre

Última leva de tubos para o Pisa chega a Porto Alegre

Instalação de tubulação que aumentará saneamento básico da Capital deve começar em 15 de julho

Luiz Sérgio Dibe / Correio do Povo

Última leva de tubos para o Pisa chega a Porto Alegre

publicidade

Porto Alegre recebeu nesta quinta-feira a última leva de tubos que irão compor o Emissário Subaquático do Projeto Integrado Socioambiental (Pisa), o qual elevará o tratamento de esgotos na Capital de 27% para 77% a partir do ano que vem. O emissário vai ligar a estação de bombeamento do bairro Cristal com a estação onde ocorrerá o tratamento dos esgotos, na Serraria. A instalação da tubulação, cujo comprimento total é de 11,2 quilômetros, iniciará em 15 de julho.

Para chegar no Guaíba, o material passou por uma complexa operação de logística. Produzidos numa empresa em São Paulo, os canos foram primeiro rebocados pelo Oceano Atlântico até o Porto de Rio Grande e, depois, conduzidos a reboque pela Lagoa dos Patos até Porto Alegre. A colocação, agora, envolverá o serviço de escavação para acomodar o tubos em valas sem que eles interfiram na navegabilidade do Guaíba. O trabalho contará com intervenção de operários mergulhadores. Anéis de concreto garantirão a permanência do material no fundo da água.

“Estamos muito otimistas com o bom cumprimento das etapas e cronograma desta obra tão importante. Até 2013, o tratamento dos esgotos já vai estar fazendo diferença para a qualidade de vida dos porto-alegrenses”, disse o prefeito José Fortunati, que inspecionou a chegada do material no canteiro de obras próximo à área do antigo Estaleiro Só.

O engenheiro Valdir Flores, encarregado técnico do Pisa, destacou que a colocação do emissário submerso tem vantagens ambientais e também sobre a mobilidade urbana. “É uma obra grandiosa, que se feita por terra iria complicar o cotidiano da cidade”, lembrou. Segundo ele, a vida útil do material é de 80 anos e o projeto prevê estrutura e material para eventuais manutenções.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895