Último dia de provas da Ufrgs é marcado por movimento tranquilo em Porto Alegre

Último dia de provas da Ufrgs é marcado por movimento tranquilo em Porto Alegre

São oferecidas vagas distribuídas em 89 cursos de graduação

Felipe Samuel

publicidade

O segundo e último dia de prova do vestibular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (Ufrgs), em Porto Alegre, foi marcado neste domingo por movimento tranquilo nos locais das provas. Na Faculdade de Educação, no bairro Farroupilha, muitos candidatos chegavam acompanhados de pais e amigos. Antes da abertura das salas de aula, dezenas de estudantes aguardavam ansiosos do lado de fora do prédio. A Ufrgs registrou 15.234 candidatos para o vestibular deste ano. São 3.980 vagas distribuídas em 89 cursos de graduação.

Mesmo em meio à pandemia de Covid-19, não houve exigência obrigatória de apresentação do passaporte vacinal para o ingresso nos prédios onde foram aplicadas as provas. Os amigos Giovane Müller e Laura Staudt, ambos de 20 anos, não escondiam a ansiedade à espera do início das provas de Biologia, Física, Geografia, Língua Estrangeira Moderna e Química. A dupla deixou o município de Vale Real, na região da Serra, onde reside, para tentar conquistar a tão sonhada vaga na universidade federal. Diante do desafio de buscar uma vaga no curso de Psicologia, um dos mais concorridos, Müller demonstrava confiança.

O jovem afirma que ingressar na faculdade pode representar uma grande mudança na vida para os dois. "A gente tenta controlar a ansiedade, é um pouco difícil, às vezes, mas a gente faz o possível para tentar passar. Eu e a minha amiga viemos para tentar mudar também, tentar a vida numa cidade maior, com mais oportunidades. Tem toda uma expectativa em cima disso, de se mudar, de ter uma vida diferente do que a gente tem agora", observa.

Na companhia da amiga Laura, que busca uma vaga para o curso de Economia, ele projetava dificuldades na prova de Física. "Acho que a parte de Física vai ser complicada", destaca. Candidata a uma vaga no curso mais concorrido - de Medicina -, Mariana Rangel de Vasconcellos Guerra, 22, deixou Búzios, no Rio de Janeiro, onde reside, para prestar vestibular em Porto Alegre. Ela avalia que o primeiro dia de prova, que teve Redação e provas de História, Língua Portuguesa, Literatura em Língua Portuguesa e Matemática, ficou dentro do esperado.

Mariana afirma que o primeiro dia de provas foi difícil, mas acredita ter ido bem nos testes. A expectativa para a prova de hoje também era positiva. "Acho a prova deste domingo mais tranquila do que a de sábado, porque a prova de matemática é bem pesada. Mas biologia é bem difícil também. Como quero Medicina há um tempo, estudo biologia há bastante tempo e consigo ir bem, mas é bem puxadinho", explica.

Sem esconder a ansiedade pelo segundo dia de prova, Amanda Rosa de Lima, 20, que reside em Charqueadas, tenta uma vaga para o curso de Medicina Veterinária. Ela demonstrava confiança na aprovação para o curso. "Acho bem complicada a prova de domingo. Tenho facilidade em Biologia, Português e Redação, mas o resto é bem complicado para mim. Eu fiz o que eu pude, agora é esperar para ver. Ainda não vi o gabarito da prova de sábado, mas achei difícil Matemática e História", destaca.

Previsão para o listão 

As provas foram aplicadas em Porto Alegre, Bento Gonçalves, Canoas, Gravataí, Imbé, Novo Hamburgo e Tramandaí. A previsão é de que o resultado final, o chamado listão, seja divulgado em 25 de fevereiro. A Ufrgs oferece metade das oportunidades para estudantes que fizeram todo o ensino médio em escolas públicas (havendo reserva para pretos, pardos e indígenas e pessoas de baixa renda).

As vagas oferecidas pelo Vestibular 2022 representam 70% da oferta da Ufrgs. Os demais 30% serão preenchidos pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu).


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895