26ª Inspiramais começa com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia

26ª Inspiramais começa com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia

Evento voltado ao setor de moda é realizado no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre

Correio do Povo

publicidade

Começou nesta terça-feira, no Centro de Eventos da Fiergs, em Porto Alegre, a 26ª edição do Inspiramais, um dos maiores eventos do país com foco em inovação, sustentabilidade e tecnologia para os setores de decoração, bijuterias, têxtil, calçadista e moveleiro. O evento, que termina nesta quarta, é promovido pela Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil (CICB), Abimóvel, ApexBrasil e Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit).

Ao todo, são 100 expositores e há a expectativa de receber até 5 mil visitantes, grande parte de fora do Brasil. “Temos 38 grupos de compradores internacionais da Europa, América Latina e Oriente Médio confirmados”, afirma Silvana Dilly, superintendente da Assintecal. Somados, estas nações produzem mais de 32 milhões de pares de calçados por ano. O salão terá ainda projetos especiais, como o Conexão Inspiramais, com materiais inovadores em design e tecnologia frutos da pesquisa do Núcleo de Design do evento. 

Já o Espaço da Sustentabilidade apresenta soluções sustentáveis de 17 empresas. O Hub de Inovação, por sua vez, é uma exposição de 32 micro e pequenas empresas, startups, associações, cooperativas e designers que desenvolvem materiais, produtos e soluções com impacto positivo para a moda e design. Há, ainda, o Preview do Couro, com peles e couros que são tendência para a próxima estação, de acordo com os organizadores do evento. Nele, 15 curtumes estão presentes.

“Temos uma indústria bastante sustentável e aqui no Inspiramais isso fica bastante claro. Também teremos destaque na nossa programação de palestras ao longo dos dois dias do evento”, destacou Silvana, hoje, na abertura do evento, em coletiva de imprensa também com a presença de autoridades, como a prefeita de Novo Hamburgo, Fátima Daudt, o senador Luis Carlos Heinze e demais dirigentes políticos. 

“O Inspiramais tem atraído cada vez mais olhares internacionais. A crise provocada pela Covid-19 e suas implicações, especialmente com o aumento dos custos com frete e a falta de contêineres, fez com que países buscassem parceiros comerciais mais próximos”, disse o vice-presidente de Mercado Externo da Assintecal, Milton Killing. Segundo ele, as exportações do setor aumentaram mais de 20% no primeiro semestre deste ano, somando mais de US$ 214 milhões.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895