Ação na Redenção marca a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue em Porto Alegre

Ação na Redenção marca a semana do Dia Mundial do Doador de Sangue em Porto Alegre

Atividade na manhã deste sábado foi promovida pelo Hospital de Clínicas para incentivar e esclarecer dúvidas sobre doações de sangue e de medula

Felipe Uhr

publicidade

Compartilhe amor. Foi com esse slogan que o Hospital de Clínicas de Porto Alegre promoveu neste sábado, no Parque da Redenção uma campanha para conscientizar sobre a importância da doação de sangue e medula óssea. Desde às nove horas da manhã já era possível ver médicos, enfermeiros e outros profissionais do Hospital que estavam ali para esclarecer dúvidas e informar a população os requisitos e pré-requisitos para doação.

“A nossa intenção foi orientar a população pra que a gente possa aumentar as doações e consequentemente os estoques de sangue”, explicou a coordenadora da Captação de Doação e bióloga do hospital. Atualmente, apenas um tipo de sangue, o AB+, está com uma quantidade estável no estoque do Banco de Sangue do Clínicas. Os outros tipos estão ou em estado de alerta ou crítico. “Apenas 3% da população doa sangue e o necessário seria entre 5 a 8 %”, ressaltou Patrícia.

Artistas como o Guri de Uruguaiana e o Grupo de Teatro Viver de Rir também participaram da atividade que faz parte da celebração do Dia Mundial do Doador de Sangue, comemorado em 14 de junho. Panfletos e ímãs de geladeira foram distribuídos. “Foi um acolhimento muito grande, inclusivevárias pessoas já agendaram sua doação”.

Quem passou por ali foi a aposentada de 59 anos Elenice Andreola. “Eu doei medula durante 12 anos e agora vim me informar sobre o cadastrado também para doar sangue, é muito importante e não é perigoso pelo contrário é fazer bem para quem precisa”, destacou ela que passou o hábito de doar medula para a filha Sofia. As doações podem ser agendadas a qualquer momento pelo site do hospital, ou diretamente  pela internet no link http://bit.ly/sangueonline, evitando espera e aglomerações. O Banco de Sangue fica na Rua São Manoel, 543 - 2º andar. O horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e sábados, das 8h às 12h. O número de telefone é: (51) 3359.8504.

Doação de Sangue

Doar sangue pode salvar vidas Uma unidade de sangue doada pode ser separada em glóbulos vermelhos ou hemácias, plaquetas, plasma e crio precipitado, podendo beneficiar até quatro pacientes.

Pré-requisitos para a doação de sangue
- ter de 16 a 69 anos;
- primeira doação antes dos 60 anos;
- pesar 50kg ou mais;
- ser saudável;
- não estar em jejum;
- apresentar documento de identidade com foto;
- menores de 18 anos devem estar acompanhados de responsável legal.

Impedimentos para a doação de sangue
- gravidez ou amamentação;
- doença de Chagas;
- hepatite após os 11 anos de idade;
- diabetes;
- hipertensão;
- comportamento de risco para Aids;
- uso de bebida alcoólica há menos de 12 horas da doação;
- ter doado há menos de 60 dias para homens e 90 dias para mulheres;
- ter feito tatuagem ou piercing há menos de um ano;
- possuir piercing na boca ou na língua;

Doação de Medula óssea

A doação de medula é um procedimento realizado em um centro cirúrgico, sob anestesia peridural, e requer internação de 24 horas. Com a introdução de uma agulha especial na região da bacia, são retirados, no máximo, 10% da medula óssea, o equivalente a uma bolsa de sangue. O doador já pode retomar suas atividades normais no dia seguinte. Qualquer pessoa que tenha entre 18 e 35 anos de idade e não seja portadora de nenhum tipo de câncer nem de doenças incapacitantes, autoimunes ou infecciosas, pode ser doador de medula óssea.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895