Ação visa evitar acidentes com pedestres em Porto Alegre
capa

Ação visa evitar acidentes com pedestres em Porto Alegre

Até julho, das 48 mortes no trânsito na Capital, 21 envolveram transeuntes

Por
Cláudio Isaías

Ação educativa realizada no centro da Capital

publicidade

Os agentes da Coordenação de Educação para a Mobilidade (CEM) da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) realizaram abordagens, na manhã de sábado, com pedestres e distribuíram material educativo com dicas de segurança para o trânsito seguro e para prevenir atropelamentos. A iniciativa foi realizada nos terminais da Praça Parobé e Rui Barbosa, no Centro Histórico de Porto Alegre.

A equipe, com a participação do boneco Azulito, reforçou com os usuários das linhas de ônibus sobre a necessidade de atenção e cuidado redobrado durante a realização das travessias, que devem sempre ser realizadas nas faixas de segurança. Eles foram orientados também a prestar a atenção às saídas de garagens e postos de combustíveis; a ter cuidado com os veículos em marcha à ré e a evitar andar próximo do meio-fio.

Além disso, no corredor de ônibus os pedestres foram orientados a sempre olhar para os dois sentidos antes de atravessar e evitar de caminhar próximo à beira do corredor, porque poderia ocorrer a perda do equilíbrio e a queda.

A atividade foi realizada com base em pesquisas do Programa Vida no Trânsito (PVT), parceria entre a EPTC, Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e Detran, que apontam  o segmento dos pedestres como um dos mais expostos à acidentalidade na circulação da Capital, junto com os motociclistas. Juranês Castro, da CEM, disse que de janeiro a julho, das 48 mortes no trânsito de Porto Alegre, 21 envolveram pedestres, em razão de atropelamentos. "As atividades tem o objetivo de reforçar a conscientização dos pedestres para que realizem travessias seguras, sem pressa, com atenção para a sinalização. Os motoristas também precisam sinalizar quando vão realizar conversões, para a segurança dos pedestres”, acrescentou.

Os transeuntes receberam orientações sobre o embarque e desembarque dos ônibus como foi o caso de esperar o coletivo parar completamente e aguardar os demais passageiros descerem do ônibus para subir. Além disso, os usuários do transporte público foram orientados a manter a atenção redobrada ao final de tarde e a noite e a evitar tapar sua visão com sombrinhas e guarda-chuvas.      

A EPTC prossegue com a realização das atividades educativas no trânsito ao longo desta semana. Na segunda-feira, às 10h, os agentes farão uma palestra para os alunos do CFC Aliança, na avenida Assis Brasil, na zona Norte da Cidade, e uma ação do "Motociclista Seguro" no Largo Glênio Peres. Na terça-feira e na quarta-feira, as equipes estarão com atividades no colégio Romano Senhor Bom Jesus, no bairro Jardim Sabará.