Aberta em Porto Alegre a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Aberta em Porto Alegre a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência

Diversas atividades estão agendadas para até o próximo dia 28 em todo o RS

Felipe Faleiro

publicidade

Foi aberta, na manhã desta segunda-feira, a 28ª Semana Estadual da Pessoa com Deficiência. O evento, no Palácio Piratini, em Porto Alegre, contou com a presença de autoridades e representantes de entidades dos direitos e atendimento de pessoas com deficiência no Rio Grande do Sul. Neste ano, o lema da semana, que segue até o dia 28 e conta com atividades por todo o Estado, on-line e presenciais, é “A união que fortalece o protagonismo”.

O presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para PcD e PcAH no RS (Faders), Marquinho Lang, disse que se sente com o dever cumprido, por este ser seu último ano à frente da instituição, mesmo com diversas dificuldades. “Certamente, nossa evolução faz parte disto. Levamos todos os ensinamentos como legado, e, por isso, agradecemos a cada um de vocês por este momento e esta oportunidade”, salientou.

A vice-presidente do Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência (Coepede), Cimone Barbosa, salientou que as dificuldades deste público foram potencializadas no período da pandemia. “Fomos surpreendidos por ela, e, neste momento, muito nos igualamos, em relação às fragilidades, medos e impossibilidades. Conversava com meus familiares ou colegas, pessoas com deficiência, e nos perguntávamos o que estariam sentindo estas pessoas, por não poderem sair de suas casas e não poderem acessar os lugares por não terem acessibilidades. Mas vencemos”, afirmou.

Por sua vez, a secretária estadual da Igualdade, Cidadania, Direitos Humanos e Assistência Social, Márcia Pires de la Torre, agradeceu o “trabalho competente pelo fim das barreiras que impedem as pessoas com deficiência e altas habilidades de viverem uma vida com seus direitos garantidos. O presidente da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Porto Alegre, vereador Alvoni Medina, disse que a importância do evento em si se justifica pelo conhecimento dos anseios destas pessoas.

“Sabemos que ainda há muito para nosso Estado e país, e nossos governantes, enxergar estas pessoas que muitas vezes são invisíveis. É preciso proporcionar dignidade para que elas possam ter autonomia e o direito de ir e vir, sem nenhuma barreira que a atrapalhe”, afirmou. Entre os representantes do interior gaúcho, a diretora da Apae Ivoti, na Encosta da Serra, Marliese Christine Simador Godoflite, reforçou a importância das articulações e de integrar momentos como este, em prol das pessoas com deficiência.

“Somente podemos garantir a inclusão com o protagonismo, onde cada pessoa é responsável por sua própria história. Acreditamos que, juntos, podemos construir comunidades mais inclusivas, melhores, e que possam fazer a diferença para todos e em todos os momentos”, comentou. A entidade vai participar, em alusão à semana, da 39ª Feira do Livro de Ivoti, cuja abertura ocorre na próxima quarta-feira, e que pela primeira vez terá intérprete de Libras nesta ocasião.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895