Abril Branco chega à 5ª edição e impacta mais de 3 milhões de pessoas

Abril Branco chega à 5ª edição e impacta mais de 3 milhões de pessoas

Campanha liderada pela ONG Camaleão com parceria do Sistema Unimed procurou conscientizar e informar as pessoas sobre o câncer

Correio do Povo

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A 5ª edição da campanha "Abril Branco - o câncer em todas as cores" alcançou o maior público de sua história, iniciada há quatro anos. Mais de 3 milhões de pessoas já foram alcançadas com ações feitas nas redes sociais e em várias mídias. A ação desenvolvida pela ONG Camaleão tem a parceria do Sistema Unimed-RS, por meio do Instituto Unimed/RS, Central de Serviços e Federação

A partir da iniciativa, foi possível conscientizar, informar e produzir conteúdo de qualidade relacionado à doença. Durante a campanha, foram abordados temas como os diferentes tipos de câncer, tratamentos e diagnósticos, além da prevenção. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), a doença irá atingir em 2021 cerca de 625 mil brasileiros. 

Número de pacientes atendidos triplica durante o mês 

Com sede em Porto Alegre, a ONG Projeto Camaleão, instituição responsável por liderar o Abril Branco, pode medir na prática a importância e os resultados da campanha. Em 30 dias, foram registrados 45 novos pacientes (índice três vezes maior do que a média mensal), além da realização de quase 800 atendimentos e apoio direto a 278 pessoas (pacientes, familiares e cuidadores). 

Para a co-fundadora  e Presidente da ONG Camaleão, Flavia Maoli, o Abril Branco 2021 marcou a consolidação da proposta e consagrou junto aos parceiros e, especialmente, aos participantes, o sentimento de pertencimento, fator determinante na adesão dos pacientes ao tratamento, na recuperação da autoestima e na qualidade de vida, permitindo que eles se sintam incluídos e não deixem de lado atividades sociais e laborais. “O legado da campanha vai além do que fizemos em abril. Por isso, estamos muito felizes com a repercussão e o impacto alcançado. Gostaríamos de agradecer àqueles que acreditaram no projeto e, por meio de investimento social, nos apoiaram, em especial o Instituto Unimed/RS, Astellas, Novartis e a BeChange”, destaca Flavia - que já trabalha na 6ª edição do Abril Branco, prevista para 2022.

Conforme o presidente do Instituto Unimed/RS, Nilson Luiz May, a aproximação da cooperativa médica com o Projeto Camaleão, iniciada ainda no fim de 2020, via Central de Serviços Unimed/RS, dialoga de forma direta com a proposta do Sistema Unimed gaúcho e seu compromisso de promover a saúde das pessoas, por meio de ações sociais e parcerias que permitam oferecer uma melhor qualidade de vida.

O raciocínio é corroborado pelo diretor administrativo do Instituto, Alcides Mandelli Stumpf, que observa: “Embora já conhecêssemos a qualidade do trabalho do Projeto Camaleão, ficamos positivamente impressionados com os números do Abril Branco. Estamos cientes de que foi possível levar à sociedade informações capazes de propiciar acesso a tratamentos adequados para a doença, o que se reflete, objetivamente, no aumento dos atendimentos e de pacientes recebidos pela ONG ao longo do mês. Equipes e parceiros estão de parabéns”, pontua o dirigente. Por parte da Unimed, se envolveram no Abril Branco, além do Instituto, a Central de Serviços e a Federação Unimed/RS.

O Abril Branco realizou cinco edições do Conversas Abertas, série de encontros on-line com especialistas para discutir com pacientes e pessoas interessadas em temas como diretos da pessoa com câncer, paliativismo, nutrição e Covid-19. A ação também produziu conteúdos diários falando sobre os diferentes tipos de câncer nas redes sociais da ONG Camaleão. Vendas de produtos e serviços foram realizadas por parceiros com reversão para a Camaleão. 

 


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