Acampamento Farroupilha é oficialmente aberto na Capital

Acampamento Farroupilha é oficialmente aberto na Capital

Evento deste ano terá foco na hospitalidade gaúcha

Por
Cláudio Izaías / Correio do Povo

Cavalarianos levaram centelha ao Parque Harmonia


publicidade

Com o acendimento da Chama Crioula, o Acampamento Farroupilha no Parque da Harmonia foi oficialmente aberto ao público no sábado. Serão duas semanas para celebrar e viver a cultura gaúcha. A festa tradicionalista começou quando a centelha crioula se fundiu com a chama da Pátria no final da tarde do feriado de 7 de Setembro, dando a largada do evento na Capital. A centelha foi trazida ao parque por dois grupos de cavalarianos que as entregaram para os patronos Paulinho Pires, do Acampamento Farroupilha, e Nézio Alves Corrêa, o Gildinho, dos Festejos Farroupilhas.

Com o tema “Cultura regional: eu curto, eu cuido”, o evento de 2013 terá foco na hospitalidade da população gaúcha, com o objetivo de atrair turistas para a Copa do Mundo de 2014. O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Erival Bertolini, disse que é momento de celebrar as tradições gaúchas e não existe lugar melhor para que isto ocorra do que o Parque Harmonia. “A Chama Crioula representa a história do povo gaúcho”, destacou. O presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha, Manoelito Carlos Savaris, afirmou que o Parque da Harmonia é o lugar que o público terá possibilidade de conhecer a cultura e a identidade do povo gaúcho.

No Parque da Harmonia, os visitantes poderão conhecer uma edição temática do acampamento através do Turismo de Galpão. Serão atividades programadas que vão apresentar aos visitantes e turistas o universo cultural do gaúcho através da culinária, das crenças e lendas, da indumentária, do artesanato, da música e da lida campeira. No Galpão da Hospitalidade, o turista poderá acompanhar a preparação do charque ou participar das oficinas de chimarrão, de arroz de leite e de bolinho de chuva. Também haverá danças tradicionais, tosquia de ovelha a martelo e demonstração de pinhão sapecado na chapa do fogão a lenha.

O prefeito José Fortunati transfere a partir de segunda-feira o seu gabinete para o Acampamento Farroupilha. Durante a tarde, o prefeito realizará reuniões de trabalho no Galpão da Hospitalidade, na área central, além de visitar os piquetes e a infraestrutura cultural preparada no evento.

No dia 19, às 21h, será realizado o Desfile Temático com o espetáculo “O Rio Grande do Sul no Imaginário Social”, na avenida Edvaldo Pereira Paiva. No dia 20 de setembro, às 8h30min é a vez do desfile tradicional que será realizado no mesmo local. O Acampamento Farroupilha será realizado até o dia 22 de setembro no Parque da Harmonia.

Bookmark and Share