Acesso ao aeroporto pela avenida Farrapos será liberado no dia 27

Acesso ao aeroporto pela avenida Farrapos será liberado no dia 27

Trecho estava bloqueado devido à obra na trincheira da avenida Ceará<br />

Cláudio Isaías

Avenida Farrapos terá trânsito liberado no fim do mês

publicidade

A liberação da avenida Farrapos junto à trincheira da avenida Ceará, na zona Norte de Porto Alegre, no sentido do Aeroporto Internacional Salgado Filho, acontecerá no dia 27 de abril. A declaração foi feita nesta sexta-feira pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior durante o recomeço dos trabalhos na trincheira Anita Garibaldi

 As obras da trincheira da Ceará foram retomadas em março deste ano. Com mais de 85% dos  trabalhos executados, a previsão da Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão é que a construção esteja concluída em seis meses. O secretário José Alfredo Parode informou que a trincheira da Ceará, no bairro São João, foi a primeira das chamadas obras da Copa do Mundo de 2014 a ser retomada. Os serviços no canteiro de obras estão sendo realizados pelo  consórcio formado pelas empresas Conpasul Construções Ltda, Sogel Ltda e Toniolo, Busnello.

No evento da rua Anita Garibaldi, o prefeito elogiou a parceria com o Banrisul e a Caixa Econômica Federal para a execução das obras de mobilidade urbana da cidade. A retomada das obras na Ceará foi viabilizada a partir do financiamento de R$ 120 milhões, junto ao Banrisul, que permitirá quitar as dívidas e pagar os reajustes futuros.



O secretário municipal de Planejamento e Gestão, José Alfredo Parode, disse que a obra na avenida Ceará, que começou em 2012, "está acontecendo por um grande esforço do governo do prefeito Nelson Marchezan Júnior para concluir as obras da Copa de 2014”, ressaltou. A trincheira tem 300 metros de extensão, largura aproximada de 9,50 metros e contém três faixas viárias

. Faltam serviços como, por exemplo, a pavimentação asfáltica da estrutura superior, terminar o pavimento entre a saída da avenida Ceará e a rua 25 de Fevereiro, além da colocação da sinalização viária e de instalação elétrica da casa de bombas. "Com a liberação do trecho da avenida Farrapos na direção do aeroporto e da BR 116 já vai qualificar a circulação e diminuir os congestionamentos e o trânsito lento na região", destacou.

A não conclusão da trincheira da avenida Ceará impacta a vida dos moradores, dos comerciantes da região do bairro São João e de todo mundo que chega em Porto Alegre pela BR 116 ou vem do Aeroporto Internacional Salgado Filho pela avenida dos Estados. Os trabalhos na avenida Ceará começaram em janeiro de 2013, e deveriam estar concluídos em dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. O local chegou a ter 100 trabalhadores, antes da crise financeira da prefeitura. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017.

A construção da trincheira da avenida Ceará foi orçada em R$ 32 milhões. A obra tinha a previsão de estar concluída na Copa do Mundo de 2014. A estimativa da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC) é de que aproximadamente 75 mil veículos circularão diariamente no cruzamento da trincheira com a avenida Farrapos.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895