Acordo deve suspender greve do Conceição a partir de quinta-feira

Acordo deve suspender greve do Conceição a partir de quinta-feira

Paralisação parcial desta quarta-feira será mantida para assembleia dos trabalhadores

Samantha Klein/Rádio Guaíba

publicidade

Uma assembleia de conciliação, realizada no fim da tarde desta terça-feira no Tribunal Regional do Trabalho, firmou um acordo para que a greve dos servidores do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) seja suspensa a partir da tarde de quinta-feira. Uma paralisação parcial, ainda assim, ocorre desde as 7h desta quarta-feira até as 14h de quinta, quando será realizada uma assembleia para que os trabalhadores chancelem o sepultamento da greve, segundo o presidente da Associação dos Servidores do GHC, Arlindo Nelson Ritter. "A ideia é que eles aceitem, mas esperamos uma pauta concreta no dia 4 de dezembro", resume.

O prazo para que o GHC apresente uma proposta de gratificação e benefícios para os servidores é de dez dias, quando uma segunda audiência vai acontecer na Justiça do Trabalho. Entre as reivindicações acordadas com o TRT, houve a inclusão de vale-alimentação, cinco dias de férias prêmio e anuênio de 1%. Para tentar cumprir o acordo, o GHC vai recorrer a Brasília para tentar negociar a pauta na tarde de quarta. Neste um dia e meio de paralisação, os servidores se comprometem em manter 50% do efetivo nas alas de atendimento de média complexidade e 80% nas UTI's e centros cirúrgicos.

O diretor-técnico Neio Lúcio Fraga Pereira estima que seja possível negociar com o Ministério da Saúde e Planejamento. Já para a redução de jornada de trabalho para 30 horas e a proposta de gratificação de 70%, que também são exigidas pelos trabalhadores, não há previsão. “Essas questões são para um debate de longo prazo, mas não há garantias de que o governo vá conceder”, avaliou.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895