Adiada votação dos Túneis Verdes em Porto Alegre

Adiada votação dos Túneis Verdes em Porto Alegre

Projeto de Lei do vereador Beto Moesch (PP) recebeu sugestões de emendas na Câmara

Correio do Povo

publicidade

A votação do Projeto de Lei que declara túneis verdes como área de uso especial em Porto Alegre foi adiada pelo plenário da Câmara dos Vereadores, na tarde desta quarta-feira. Agora, as emendas sugeridas hoje devem passar pelas comissões permanentes da Casa para um parecer antes da votação em plenário. O texto original é, de autoria do vereador Beto Moesch (PP).

A sessão foi acompanhada por ambientalistas e moradores de ruas beneficiadas. Mudas de árvores - uma para cada um dos 36 vereadores - foram colocadas no plenário. De acordo com Moesch, a declaração de uso especial dos túneis verdes é um instrumento a mais de proteção das áreas verdes da Capital. “Por incrível que pareça é fácil tirar árvores, dependendo da atividade”, justificou. Ele ressaltou que a aprovação da proposta vai significar a perpetuação dos túneis verdes, sem no entanto representar um tombamento das árvores. “Não quer dizer que sejam as mesmas árvores, mas que sempre tenha o túnel verde.”

Em Porto Alegre, 17 ruas já possuem este reconhecimento por decreto - entre elas a Gonçalo de Carvalho, no bairro Independência, reconhecida com o título de rua mais bela do mundo. “Quando chove não há alagamentos, pois a terra absorve toda a água. Há uma série de vantagens neste sentido”, disse o presidente da Associação de Moradores e Amigos do Bairro Independência (Amabi), Diônio Kotz, que acompanhou a sessão da Câmara. Na opinião dele, a aprovação da lei representa um avanço, uma vez que, ao contrário do decreto, ela não poderá ser revogada.



Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895