Adolescentes da Fase assistem sessão de cinema de "Nada a Perder 2"

Adolescentes da Fase assistem sessão de cinema de "Nada a Perder 2"

Cerca de 100 jovens tiveram a oportunidade de participar de programa de integração

Correio do Povo

publicidade

Cerca de 100 adolescentes internados na Casa Poa 1, que integra a Fundação de Atendimento Sócio-Educativo do Rio Grande do Sul (Fase/RS) participaram de uma sessão de cinema na noite desta quinta-feira. A ação é parte de um dos projetos sociais desenvolvidos dentro dos muros do centro de reabilitação, que busca ressocializar os jovens e permitir que eles tenham acesso a atividades culturais e profissionalizantes para que não voltem ao mundo do crime quando saírem.

A oportunidade foi viabilizada pelo projeto Universal Sócioeducativo, desenvolvido pela Igreja Universal do Reino de Deus. O diretor da unidade Poa 1, Mauricio Pozolo, ressalta a importância que ações como essa tem para a recuperação dos jovens internos. “Entrega para eles coisas que não têm acesso na rua, como o cinema.” Pozolo reflete sobre as oportunidades que os menores infratores encontram dentro das grades, e que muitas vezes não são disponibilizadas do lado de fora. “É uma realidade que aqui dentro eles tem todos os serviços, tendo acesso que não tem na rua como atendimento nutricional, psicológico e social.”

O diretor ressalta que seu principal desejo é ver os adolescentes com o mesmo acesso a serviços que encontram dentro da Fase disponibilizados quando eles saírem do sistema. Segundo Pozolo, atividades culturais como a realizada na quinta-feira melhoram a disciplina e o convívio dos internos.

Na tela, o grupo viu parte da história do Bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus, ser contata através do filme Nada a Perder 2. A sequência foi lançada neste ano em todos os cinemas do Brasil. Coordenador estadual do projeto Universal Sócioeducativo, o pastor Felipe Ferreira visita o grupo semanalmente. Através da religião, ele busca que os garotos que hoje estão recolhidos consigam se perdoar e encontrar um novo caminho nas suas vidas. “Eu trago a palavra de Deus para mostrar que independente do que eles fizeram lá fora, existe uma saída.”

Ao escolher exibir a história de Edir Macedo, Ferreira tentou mostrar o exemplo de superação de um homem que já esteve atrás das grades. “O filme mostra que o bispo foi preso e mesmo assim levou a palavra de Deus, chegando a distribuir bíblias para os outros presos.” A unidade da Fase localizada na Avenida Padre Cacique também terá exibição da película na próxima semana.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895