Aeronautas iniciam negociação salarial pedindo 5% de aumento real

Aeronautas iniciam negociação salarial pedindo 5% de aumento real

Categoria busca também acesso às escalas de voo com cinco dias de antecedência

Correio do Povo

Categoria busca também acesso às escalas de voo com cinco dias de antecedência

publicidade

Foi entregue, nesta quinta-feira, às empresas aéreas a pauta de reivindicações da convenção coletiva de trabalho da categoria dos aeronautas. As propostas foram aprovadas em assembleia ocorridas na segunda-feira em Porto Alegre, Campinas, São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília. A categoria é formada por 18 mil trabalhadores, dos quais oito mil são filiados ao Sindicato Nacional dos Aeronautas.

A data base da revisão anual do dissídio dos aeronautas é primeiro de dezembro, mas a agenda de negociações já começou junto às quatro grandes companhias de aviação comercial civil: TAM, Gol, Azul e Avianca. Destacam-se, entre reivindicações, o reajuste salarial e nos pisos corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) mais 5% de aumento real, revisão do vale alimentação e seguro de vida em 20%, correção no valor das diárias nacionais em 20%, e reajuste das diárias internacionais de 18 dólares para 21 dólares à América do Sul e Caribe.

Para América do Norte e México os aeronautas querem correção da diária de 20 dólares para 25 dólares. À Europa o pedido é de 20 para 25 euros e para a Inglaterra de 20 para 25 libras e de 20 para 25 dólares para demais localidades. Nas cláusulas não econômicas, a categoria quer acesso às escalas com cinco dias de antecedência, o fim da restrição de cinco assentos ao passe livre, reembolso para qualquer exame necessário quando da revalidação de certificado médico aeronáutico e fornecimento, pelas empresas de condução, quando na base, para apresentações ou encerramentos entre 23h e 6h.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895