Aeroporto de Campinas fecha e causa transtornos no Salgado Filho

Aeroporto de Campinas fecha e causa transtornos no Salgado Filho

Ao menos 11 voos da Azul foram cancelados no terminal de Porto Alegre

Mauren Xavier / Correio do Povo

Ainda não há previsão do horário em que a pista será liberada

publicidade

Passageiros da Azul Linhas Aéreas enfrentaram transtornos na manhã desta segunda-feira no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, com o cancelamento de voos com destino a Campinas, em São Paulo. Os transtornos foram provocados pelo fechamento da pista do Aeroporto de Viracopos para pousos e decolagens desde às 20h de sábado, por causa de problemas no trem de pouso de uma aeronave de carga na aterrissagem, que ficou parada no local. Viracopos é fundamental para a Azul, uma vez que é de lá que ocorre a maioria das saídas de voos e escalas.

Pela manhã, no mínimo 11 voos foram cancelados pela companhia no Salgado Filho. Com a situação, formou-se filas em frente ao guichê da empresa, localizado no Terminal 2. A orientação da Azul era de que os passageiros pedissem o reembolso ou tentassem remarcar a viagem a partir de quinta-feira.

No local, muitos clientes ficaram revoltados com a situação. Morador de Horizontina, Jadiel Scheiner, chegou por volta das 5h e soube do cancelamento, apesar da confirmação da agência de viagens de que o voo ocorreria. “Sai de casa às 21h20min de domingo com a certeza de que a viagem iria sair. Agora terei que remarcar os compromissos em São Paulo, já que consegui uma nova passagem apenas para a noite e em outra companhia”, relatou.

Ao lado dele, Rosimeri Bobato também aguardava para conseguir embarcar em outro voo. “O meu receio é em relação aos prejuízos do atraso que terei no trabalho, já que esperava chegar em São Paulo na manhã desta segunda”, contou.

Com escala em Campinas e destino a Fortaleza, o representante comercial Everton Faccio, de Bento Gonçalves, precisou remarcar os compromissos em função do cancelamento do voo. “Fiz o check-in na noite de domingo para ter a certeza de que a viagem ocorreria. Agora, terei que ficar aqui aguardando, sendo que não há passagens disponíveis em outras companhias”, afirmou.

Por volta das 20h de sábado um avião teve um problema ao pousar no Aeroporto de Viracopos. De acordo com informações da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), uma equipe trabalha na remoção da aeronave com 67 toneladas de componentes eletrônicos. Ainda não há previsão da conclusão dos trabalhos nem do horário em que a pista será reaberta.

Clientes da TAM também enfrentam problemas

Também houve registros de problemas para os clientes da TAM nesta segunda-feira. A instabilidade no sistema Amadeus, usado pela companhia em todos os países em que atua com cerca de 800 voos por dia, impediu a impressão de cartões de embarque e etiquetas de bagagem. O procedimento teve de ser feito manualmente, o que causou longas filas e lotação nos guichês.

Depois de ficar fora do ar desde o início da manhã de hoje em todo o mundo, o sistema usado pela TAM voltou a funcionar às 8h25min, conforme a companhia. Os reflexos do problema ocorrido, no entanto, que inclui filas nos guichês e atrasos de voos, devem se estender ao longo do dia.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895