Aeroviários e aeronautas entrarão em greve no dia 3 de fevereiro

Aeroviários e aeronautas entrarão em greve no dia 3 de fevereiro

Trabalhadores exigem reajuste salarial de 11%, retroativo à data-base, em 1 de dezembro

Jézica Bruno

Paralisação será feita em 12 aeroportos brasileiros, a partir da 0h e até às 8h

publicidade

Trabalhadores aeroviários e aeronautas decidiram nesta sexta-feira entrar em greve por tempo indeterminado a partir do dia 3 de fevereiro. A paralisação será feita em 12 aeroportos brasileiros, a partir da 0h e até às 8h, e deve atingir cerca de 70 mil funcionários que integram as duas categorias. A decisão foi anunciada após impasse nas negociações com o Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SNEA).

Os trabalhadores exigem reajuste salarial de 11%, retroativo à data-base, em 1 de dezembro e rejeitaram as propostas das empresas que ofereciam reajuste parcelado, sem retroatividade e menor que a inflação. A perda, em uma das propostas, seria equivalente a 93,28% de um salário. As categorias, no entanto, ofertaram o prazo de até o dia 2 de fevereiro, às 18h, para um novo manifesto das empresas no que diz respeito ao pagamento dos 11%, retroativo à data-base.

Os aeronautas são os profissionais que trabalham como pilotos, copilotos e comissários de voo. Já os aeroviários são os trabalhadores que atuam em terra, como os agentes de check-in e de atendimento, auxiliares de serviços gerais, operadores de equipamentos e mecânicos de aeronaves.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895