Agência dos EUA aprova dose de reforço da vacina da Janssen para adultos

Agência dos EUA aprova dose de reforço da vacina da Janssen para adultos

FDA autorizou americanos que receberam imunizante a tomar mais uma dose a partir de dois meses da primeira aplicação

R7

FDA autorizou americanos que receberam imunizante a tomar mais uma dose a partir de dois meses da primeira aplicação

publicidade

O Comitê Científico do FDA (Food and Drug Administration - agência reguladora dos Estados Unidos) autorizou, nesta sexta-feira, a aplicação da de reforço para todas os norte-americanos, acima dos 18 anos, que receberam a vacina contra a Covid-19 da Janssen, braço farmacêutico da Johnson & Johnson. O imunizante deve ser dado a partir de dois meses da primeira dose. 

A vacina é ministrada em dose única. Porém, no fim do mês passado, a farmacêutica apresentou resultados de um estudo mostrando que uma segunda aplicação, dada cerca de dois meses após a primeira, aumentou a proteção de 70% para 94%. 

Essa é a primeira autorização nos Estados Unidos de dose extra de proteção contra a Covid-19 aprovada para maiores de 18 anos. Até então, a Pfizer e a Moderna só foram autorizadas para idosos e pessoas com problemas no sistema imune.

A Pfizer chegou a pedir à FDA a ampliação para todas as pessoas com mais de 16 anos, mas a agência reguladora decidiu limitar o alcance da autorização alegando que as evidências mostraram que o reforço é benéfico para os mais velhos e para as pessoas expostas a maior risco.

Mais de 15 milhões de americanos receberam esse imunizante, de acordo com os dados mais recentes do CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) dos EUA.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 4,78 milhões de brasileiros receberam a Janssen. A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) não recebeu nenhum pedido do laboratório para analisar a aplicação de uma dose de reforço do imunizante. 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895