Agentes recebem kits para combater escorpião amarelo em Porto Alegre

Agentes recebem kits para combater escorpião amarelo em Porto Alegre

Equipamento é adequado para coleta destes animais

Jessica Hübler

Agentes receberam luvas e pinças que podem ser utilizadas na captura de animais como o escorpião

publicidade

Os agentes de combate a endemias vinculados ao Instituto Municipal de Estratégia de Saúde da Família (Imesf) receberam, nesta sexta-feira, luvas reforçadas e pinças, que podem ser utilizadas na captura de animais como o escorpião. O Equipamento de Proteção Individual, entregue aos agentes pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde (CGVS), é adequado para a coleta destes animais.

• Porto Alegre está em alerta por conta do escorpião amarelo

O primeiro lote de kits foi entregue aos profissionais que atuam em unidades de saúde da Gerência Distrital Noroeste Humaitá Navegantes Ilhas (GD NHNI). Todos os agentes foram capacitados previamente em relação aos cuidados com o escorpião amarelo, espécie que provoca acidentes graves, com risco de morte das vítimas, especialmente crianças, após a inoculação do veneno. Também receberam informações para orientação às comunidades onde atuam.

Na sexta-feira ocorreram duas entregas, na GD Norte-Eixo Baltazar (NEB), na zona Norte e na GD Centro. Durante o encontro, a bióloga da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Fabiana Ninov, destacou a importância da distribuição dos kits. "É importante que estejamos preparados para responder a essa demanda, nosso trabalho é atuar na prevenção de acidentes", afirmou. 

Na próxima sexta serão entregues luvas e pinças aos agentes que atuam junto à GD Partenon Lomba do Pinheiro (PLP). O restante do cronograma ainda não foi divulgado.

Segundo Fabiana, o escorpião amarelo já foi visualizado em seis bairros de Porto Alegre: Lomba do Pinheiro, Partenon, Passo D'Areia, Anchieta, São Geraldo e Centro. "Todo morador de Porto Alegre precisa cuidar da própria casa", ressaltou. Como a barata é o principal alimento do escorpião amarelo, as residências e o entorno devem estar sempre limpos, para evitar a presença dos insetos.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895