Agosto Laranja terá ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com Altas Habilidades

Agosto Laranja terá ações de conscientização sobre os direitos das pessoas com Altas Habilidades

Cerimônia ocorreu na data em que se comemora o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação

Felipe Samuel

publicidade

Para reforçar as ações de conscientização sobre os diretos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, a prefeitura realizou hoje, no Paço Municipal, a abertura oficial da programação do Agosto Laranja - Mês de Informação e Conscientização sobre Altas Habilidades/Superdotação. O objetivo é ampliar ações para identificar crianças e adolescentes com elevada potencialidade de aptidões, talentos e habilidades - além de garantir apoio a essas famílias.

A cerimônia ocorreu na data em que se comemora o Dia Municipal das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, em 10 de agosto. Autor da lei 12727/2020, que instalou na Câmara, um ano antes, a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Altas Habilidades/Superdotação, o vereador Alvoni Medina (Republicanos) afirmou que é um momento importante de conscientização. “O mês de agosto terá várias atividades para orientação dos pais, dos próprio professores, para trazer esses alunos jovens e adolescentes e mostrar para eles que eles não estão sozinhos”, destacou.

Conforme Medina, a iniciativa visa lançar luz sobre as pessoas com altas habilidades. “O mês de agosto é exatamente para que a sociedade acorde, para que as pessoas possam também ter um apoio, ter uma porta aberta através da frente parlamentar e buscar essa ajuda. Sabemos a grande dificuldade que os pais enfrentam, que os alunos enfrentam, e os adolescentes enfrentam por falta de conhecimento, por falta de uma estrutura na própria educação”, reforçou. De acordo com o vereador, cerca de 4 mil alunos têm altas habilidades na Capital, mas o sistema educacional necessita de melhorias para atender esse contingente.

“Existem pintores, jovens que se destacam na música, se destacam na leitura, se destacam na matemática, têm várias aptidões e se destacam, mas infelizmente estão sendo deixados de lado. O talento deles poderia ser aproveitado”, salientou. O vice-prefeito Ricardo Gomes destacou a importância de identificar e apoiar famílias e crianças com altas habilidades. Segundo Gomes, é preciso um olhar mais carinhoso e atento do poder publico. “Temos que preparar a nossa equipe para ajudar os pais a identificar e lidar da maneira mais adequada com as crianças”, afirmou. “Tem que fazer parte da nossa potencialidade como poder público de alargar essa característica tão especial no nosso dia a dia”, completou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895