capa

Alexandre Mota é escolhido Comunicador Local de TV do prêmio Top of Mind 2019

Distinção premiou os vencedores nesta quinta-feira

Por
Claudio Isaías

Categoria foi premiada pela primeira vez

publicidade

O apresentador Alexandre Mota, do programa Balanço Geral RS da Record TV, foi escolhido o Comunicador Local de TV do prêmio Top of Mind 2019 do Grupo Amanhã. O anúncio foi feito nesta quinta pela diretora da Engaje Pesquisa, Juliana Hendges, pelo diretor de Redação do Grupo Amanhã, Eugênio Esber, pela diretora de conteúdo da Engaje, Fernanda Pandolfi, e pelo fundador do aplicativo Joyz, Pedro de Castro, durante entrevista coletiva em Porto Alegre. A edição deste ano do TOP of Mind possui oito categorias que estarão sendo premiadas pela primeira vez.

Entre elas estão o Comunicador Local de TV (Mota), Comunicador de Rádio (Sérgio Zambiasi), Móveis Planejados (Italínea), Açúcar (União), Ensino Técnico (Senac) e Tele Entrega de Comida/Delivery (iFood). Além disso, a categoria Comunicador Local de TV foi desmembrada em duas: Comunicadora Local de TV e Comunicador Local de TV. A organização do evento apresentou um vídeo com o depoimento de Alexandre Mota, em que ele "afirma que o seu trabalho tem uma responsabilidade social enorme e o que toda a equipe do Balanço Geral RS faz é dar vez e voz a um povo que nunca participou diretamente da notícia”. O apresentador disse que pretende deixar como legado: o respeito às pessoas, a importância da família e a luta por um mundo de inclusão.

"São 29 anos de história do Top of Mind e eu sempre acompanhava todos os anos a premiação. Sempre torci para que um dia eu conquistasse essa distinção. Estou me sentindo extremamente honrado e privilegiado por ter sido escolhido Comunicador Local de TV pelo Grupo Amanhã", destacou. Na categoria Grande Empresa/Marca do RS, a mais nobre do Top of Mind RS, mostrou um resultado que projeta um desafio à liderança da Gerdau, invicta há 15 anos consecutivos nesse item. Somente 0,8 ponto percentual mantém a Gerdau à frente da Tramontina, sua principal desafiante.

Conforme Esber, essa é a menor diferença entre duas marcas no topo da categoria nas últimas 12 edições do Top of Mind, a pesquisa de lembrança espontânea de marcas que Amanhã introduziu de forma pioneira no jornalismo econômico brasileiro em junho de 1991. Segundo Esber, a relação da líder Gerdau com o Rio Grande do Sul passa por uma transição a partir da decisão tomada pela gigante do aço de transferir sua sede administrativa para São Paulo. Mas a centenária tradição da marca fundada em Porto Alegre ainda é um trunfo assim como a forte presença no Estado. A Gerdau possui usinas de aços especiais no município de Charqueadas, além da planta de aços longos em Sapucaia do Sul. Mantém ainda uma unidade de beneficiamento e filiais das lojas Comercial Gerdau.

A Tramontina, com sede em Carlos Barbosa, na Serra gaúcha, pretende alcançar o primeiro lugar na memória dos gaúchos como “Grande Empresa/Marca do RS” com um trabalho de comunicação de massa muito próximo de seus consumidores. "A diversidade de produtos é um ponto a favor da empresa que possui um mix com mais de 18 mil itens nos segmentos de utilidades domésticas, ferramentas de agricultura, jardinagem, materiais elétricos, móveis de madeira e plástico e equipamentos de cozinha como fornos, coifas e cooktops", ressaltou o jornalista.

Na seção Corporativa, que apresenta o grau de lembrança de empresas mostra que Os Correios possuem a grife com maior índice no item Empresa Pública Eficiente na pesquisa Top of Mind. A instituição de Credibilidade é a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Já a Empresa Preocupada com o Meio Ambiente é a Natura, que leva o primeiro lugar pela 11ª vez consecutiva.

A edição deste ano do Top of Mind Porto Alegre revela as líderes em 33 categorias - cinco delas novas: Concessionária de Carro Importado (Savarauto), Concessionária de Carro Nacional (Panambra), Influenciador Digital (Nana Rude), Pizzaria (Pizza Hut), Salão de Beleza (Mirage). A amostra foi de 600 entrevistas em 75 bairros de Porto Alegre que lembraram também de Empresa de Ônibus (Carris), Temakeria (Japesca), Churrascaria (Barranco), Escola Pública (Júlio de Castilhos), Escola Particular (Anchieta), Hospital (Hospital de Clínicas), Hotel (Plaza São Rafael), Loja de Pneus (Pirelli) e Supermercado (Zaffari).

Segundo Juliana Hendges, desde que começou a realizar o Top of Mind, em 1991, a Amanhã sempre se baseou em rígidos padrões metodológicos. Cada vez que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) atualiza os dados populacionais do Rio Grande do Sul, os índices de entrevistados por gênero, classe social, idade e localização são reproduzidos em campo.

"A pesquisa feita pela Engaje procura captar a lembrança espontânea sobre as marcas de produtos, serviços e comunicação que se salientam na mente dos gaúchos", ressaltou. O universo de entrevistados foi constituído por pessoas de ambos os sexos, com idades entre 16 e 75 anos, de todas as classes sociais (A, B, C, D e E). A amostra foi de 1.200 entrevistas, o que garantiu um grau de confiança de 95%. As entrevistas foram realizadas entre os dias 15 de fevereiro e 20 de março de 2019.