Alunos que fizeram Enem não precisam mais realizar Enade no início do curso

Alunos que fizeram Enem não precisam mais realizar Enade no início do curso

Avaliação da qualidade do ensino compara desempenho de estudantes que ingressam e se formam

Agência Brasil

publicidade

Os alunos que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ingressam a partir deste ano no Ensino Superior, não precisarão fazer a prova do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O Enade é aplicado a alunos ingressantes e concluintes de cursos superiores para medir a qualidade do ensino.

Comparando o desempenho daqueles que estão entrando e dos que estão se formando, o Ministério da Educação (MEC) calcula o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD), que mede o quanto o aluno aprendeu durante o curso. As instituições de ensino privadas pleiteavam a utilização do Enem em substituição da avaliação para os estudantes em início de curso.

O Enade de ingressantes é aplicado ao final do primeiro ano da graduação e, segundo as instituições, não é o método mais adequado para medir o “valor agregado” por elas durante esse período. Segundo as faculdades, é feito um grande esforço no primeiro ano de curso na formação dos alunos e esse investimento “se perde” porque não é aferido pelo Enade.

Na tarde desta terça-feira, o ministro da Educação, Fernando Haddad, reuniu-se com cerca de 50 representantes de instituições privadas para discutir formas de aperfeiçoar o sistema de avaliação. Também foram debatidos outros projetos como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Serão formadas comissões permanentes para tratar desses temas com representantes do setor privado e do ministério.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895