Ambulâncias do Samu estão paradas há seis meses em Passo Fundo

Ambulâncias do Samu estão paradas há seis meses em Passo Fundo

Município aguarda a formação de equipes e ainda não implantou o sistema

Acácio Silva / Correio do Povo

publicidade

As duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu) repassadas ao município de Passo Fundo pelo governo do Estado, através do Ministério da Saúde, estão paradas há seis meses e sem previsão para entraram em operação. A primeira delas, destinada ao Suporte Básico do Samu, chegou à cidade em julho do ano passado e a outra, UTI móvel do Suporte Avançado, foi entregue em outubro.

A base para o serviço, que funcionará junto ao hospital municipal dr. César Santos, já está pronta, mas falta o treinamento e contratação de pessoal. O secretário de Saúde municipal, Jairo Caovilla, que assumiu o cargo em janeiro, revelou que o serviço do Samu aguarda a formação de equipes. Alguns profissionais pré-selecionados pela prefeitura já receberam treinamento na Secretaria Estadual de Saúde, mas ainda não há médicos, enfermeiros e motoristas suficientes para a implantação do serviço. Para o secretário, quando o sistema entrar em funcionamento, não pode parar.

Além do treinamento, a Secretária Estadual de Saúde precisar formalizar a liberação dos profissionais junto ao Município. Caovilla acredita que o processo possa ser acelerado para a implantação do serviço. Enquanto isso não ocorre, apenas a ambulância do Corpo de Bombeiros presta atendimento de emergência, mas sem conseguir dar conta de demanda. Caovilla garante que assim que tiver condições ideais, o programa do Samu será implantado, mas de forma seguraão tenha problemas de continuidade.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895