Ampliação da coleta seletiva fica para o fim de setembro em Porto Alegre

Ampliação da coleta seletiva fica para o fim de setembro em Porto Alegre

Empresa pediu prazo extra alegando estar comprando caminhões

Samantha Klein / Rádio Guaíba

Ampliação da coleta seletiva fica para o fim de setembro na Capital

publicidade

Em função de um pedido da empresa Cootravipa, vencedora da licitação para realizar a coleta seletiva, a Prefeitura de Porto Alegre confirmou nesta terça-feira, ter adiado para o fim de setembro a ampliação do serviço, prevista de início para começar nesta quarta. A companhia alegou ainda estar comprando equipamentos para dar conta do serviço. A rota de recolhimento de lixo seco vai ser ampliada a partir do dia 28 de setembro.

O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) garante a ampliação dos dias de coleta e alteração das rotas pelos bairros, a fim de que os caminhões cubram todas as ruas, exceto aquelas em que os caminhões não conseguirem entrar.

A coleta seletiva vai passar a atender três vezes por semana, à noite, além do Centro Histórico, os bairros Independência, Bom Fim, Farroupilha, Cidade Baixa, Auxiliadora, Mont’Serrat, Bela Vista, Moinhos de Vento, Rio Branco e Praia de Belas. Parte dos bairros Floresta, Santa Cecília, Santana, Azenha, São João, Higienópolis, Petrópolis e Menino Deus também terão o serviço três vezes por semana. Nas demais regiões da cidade, a coleta dos recicláveis vai ser diurna e ocorrer duas vezes por semana.

Saiba mais

Atualmente, 100 toneladas de lixo são distribuídas para as 19 unidades de triagem do município, o que representa 3% do total produzido na cidade. Com a ampliação do serviço, a expectativa é de elevar os índices de reciclagem de resíduos recicláveis, segundo o diretor do DMLU André Carus. “Vamos ter um alcance maior principalmente em áreas novas, urbanizadas de 2008 para cá”, destacou.

Além disso, a expectativa é de que o contrato com a Conesul, que executa a coleta automatizada do conteúdo dos contêineres, seja também expandido até o fim do ano, para 19 bairros. Hoje, o serviço passa em 11 regiões. O DMLU também promete licitar em 2015 a compra de cinco mil lixeiras em Porto Alegre, que devem ser instaladas a partir do início do ano que vem.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895