ANS avalia suspender venda de plano de saúde de 40 operadoras

ANS avalia suspender venda de plano de saúde de 40 operadoras

Agência recebeu reclamações de usuários por descumprirem prazo máximo de atendimento

Agência Brasil e AE

publicidade

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) comunicou nesta terça-feira que avalia suspender a venda de planos de saúde de 40 operadoras que receberam reclamações de usuários por descumprirem o prazo máximo de atendimento para consultas, exames e cirurgias estabelecido desde dezembro de 2011. Os nomes das prestadoras, porém, não foram divulgados.

De 19 de março a 18 de junho, a ANS recebeu 4.682 queixas de clientes por causa do não cumprimento dos prazos, que variam de três a 21 dias dependendo da especialidade médica. Segundo a ANS, das 1.016 operadoras de plano de saúde no Brasil, 162 receberam ao menos uma reclamação no período avaliado.

O levantamento trimestral também constatou que do total de prestadoras, 105 receberam queixas nos dois balanços feitos em 2012, sendo que no caso de 40 empresas, as reclamações justificam a suspensão de produtos, como a venda dos planos de saúde. "Quarenta (operadoras médico-hospitalares) se encaixam no critério para a suspensão da comercialização dos produtos, o que já está sendo analisado pela ANS. Assim que efetivadas, as medidas administrativas serão divulgadas para as operadoras e, em seguida, para a sociedade", diz nota.

Os planos de saúde que descumprem os prazos para atendimento estabelecidos pela agência reguladora podem ter de pagar multa que varia entre R$ 80 mil e R$ 100 mil. No caso de reincidência, também podem ser punidos com medidas administrativas, como a suspensão da comercialização de produtos, ou sofrer uma intervenção.

“O consumidor deve ter acesso a tudo o que contratou com a sua operadora. Aquelas que não cumprirem este normativo poderão ter a venda de planos suspensa”, disse, por meio de um comunicado, o diretor-presidente da ANS, Mauricio Ceschin.

A agência recomenda que o beneficiário deve entrar em contato com a operadora e negociar uma solução caso a solicitação não tenha sido atendida no tempo previsto, sempre com o número do protocolo do atendimento em mãos. Se nenhuma outra opção for dada pela empresa, a ANS deve ser acionada pelos meios de reclamação encontrados no site oficial.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895