person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Anvisa recebe dados para avaliar retomada de testes de vacina de Oxford

Universidade anunciou continuidade dos ensaios que estavam suspensos

| Foto: Vincenzo Pinto / AFP / CP

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recebeu, na tarde deste sábado (12), da empresa AstraZeneca, as informações necessárias para decidir se os testes da vacina contra Covid-19 podem ser retomados no Brasil. A entidade afirmou, em nota, que "vai seguir, nas próximas horas, o protocolo de análise necessário para a avaliar o pedido".

Mais cedo, a Universidade de Oxford, que desenvolveu o imunizante em parceria com a farmacêutica, anunciou a retomada dos testes de fase 3 em humanos - a última etapa antes de uma possível comercialização - no Reino Unido.

As investigações foram suspensas em todo o mundo após uma voluntária do país europeu sofrer uma grave reação adversa. Ao todo, 18 mil voluntários já receberam doses da vacina.

No Brasil, 5 mil voluntários estão incluídos nas pesquisa. Destes, 4.600 já foram vacinados "sem qualquer registro de intercorrências graves de saúde", segundo a Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), que coordena os testes no país.

"Em grandes ensaios como este, é esperado que alguns participantes não passem bem e todos os casos têm de ser cuidadosamente analisados para garantir uma avaliação cuidadosa da segurança", diz comunicado da instituição de ensino superior.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) afirmou que suspensões temporárias como esta não são incomuns e garantem a "integridade científica dos testes.

 

R7