Ao menos 12 ficam feridos em confronto entre municipários e Guarda Municipal

Ao menos 12 ficam feridos em confronto entre municipários e Guarda Municipal

Servidores realizam protesto em frente à Prefeitura, no Centro de Porto Alegre

Correio do Povo

Confronto entre Guarda Municipal e municipários

publicidade

Um confronto entre municipários em greve e a Guarda Municipal deixou ao menos 12 feridos na manhã desta sexta-feira. O conflito ocorreu próximo à antiga sede da Prefeitura de Porto Alegre. Segundo os municipários, dez servidores tiveram escoriações, sendo que dois foram encaminhados ao Hospital de Pronto Socorro com ferimentos mais graves. Já a prefeitura diz que dois agentes também sofreram lesões.


 




Os manifestantes tentaram bloquear uma das entradas da Prefeitura, sendo impedidos pelos agentes.  Dois contêineres de lixo foram derrubados durante a confusão. "A Guarda Municipal não chegou dialogando. Chegaram batendo com cacetete e arma de choque", disse o coordenadordo conselho do Sindicado dos Municipários de Porto Alegre (Simpa), João Ezequiel. A situação já está controlada.

A rua Siqueira Campos com a Borges de Medeiros e com a Cassiano Nascimento chegoua ficar totalmente bloqueada, mas uma pista já foi liberada para o trânsito.  A categoria montou um piquete em frente à entrada principal da Prefeitura, onde os servidores estão discursando.

A Brigada Militar não está no local.

Às 10h30min, a categoria se reunirá com o vice-prefeito e com vereadores na Câmara Municipal para tratar da greve. O encontro foi agendado ontem. Os municipários também têm agenda com prefeito Nelson Marchezan Júnior na próxima segunda-feira.

Os servidores municipais estão em greve desde o dia 5. A mobilização é contra o parcelamento dos salários - que ocorre desde junho. Eles reivindicam também a retirada de projetos de lei enviados pela Prefeitura à Câmara Municipal que alteram o Estatuto dos Funcionários Públicos e a Lei Orgânica.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895