person Entrar

Capa

Notíciasarrow_rightarrow_drop_down

Esportesarrow_rightarrow_drop_down

Arte & Agendaarrow_rightarrow_drop_down

Blogsarrow_rightarrow_drop_down

Jornal com Tecnologia

Viva Bemarrow_rightarrow_drop_down

Verão

Especial

Após Carnaval, equipes realizam limpeza nas ruas da Cidade Baixa

Cerca de 40 mil pessoas participaram da folia no bairro

Equipe realizam limpeza com o uso de lava-jato nas ruas da Cidade Baixa | Foto: Guilherme Testa

A limpeza das ruas do bairro Cidade Baixa depois do Carnaval, principalmente na rua da República, começou durante a madrugada de quarta-feira. Nesta quarta-feira pela manhã, por volta das 8h30min um caminhão-pipa com um lava-jato realizou a lavagem da pista no cruzamento da República com a Lima e Silva. Ao mesmo tempo que as equipes da prefeitura de Porto Alegre e da empresa organizadora do evento, a Impacto Vento Norte Produções Técnicas, limpavam as vias do bairro, alguns moradores e zeladores também realizavam a varrição e a lavagem da frente dos seus prédios. 

• Cidade Baixa registra terceiro confronto consecutivo entre BM e frequentadores

O zelador Raul Becker, do edifício Laçador na República, disse que foi preciso lavar novamente a entrada do prédio em função do forte cheiro de urina e de restos de comida deixados no local. Além disso, ele afirmou que tentaria remover a pichação feita na madrugada de quarta-feira na fachada do prédio. Alguns frequentadores que estavam na Cidade Baixa jogaram garrafas de vodka e cerveja quebradas na garagem do prédio. "O domingo foi o pior dia pois tinha muito lixo nas calçadas. O que não dá para aceitar é que algumas pessoas não respeitem o espaço dos moradores do bairro", explicou.

Na rua Lima e Silva, o aposentado Romeu Soares Gama, que observava a limpeza feita pelo caminhão-pipa com lava-jato, afirmou que é preciso achar uma solução para os eventos que são realizados na Cidade Baixa. "Não é possível que essas confusões continuem nos próximos anos. É preciso discutir a possibilidade dessa festa ser realizada em outro local", ressaltou. Ele afirmou que os atos de vandalismo da madrugada de quarta-feira, que iniciaram por volta da 1h50min, não estão relacionados com o Carnaval de rua.

A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SMSUrb), através do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), realizou na manhã de quarta-feira uma ação de limpeza do rescaldo do Carnaval. Dois caminhões-pipa, um para reabastecer e outro com lava-jato, foram utilizados na limpeza. Além da República, as equipes de limpeza passaram por outras ruas do bairro. Um total de dez garis trabalharam no dia na quarta-feira no bairro Cidade Baixa para limpar a sujeira deixada pelos foliões. De sábado até terça-feira, as equipes do DMLU recolheram cerca de três toneladas de resíduos nas ruas do bairro. 

Segundo a prefeitura, mais de 40 mil pessoas participaram do carnaval nessa terça-feira na região da Cidade Baixa. 

 

Claudio Isaias