Após caso de ômicron no RS, Porto Alegre amplia teste de Covid-19 para viajantes terrestres

Após caso de ômicron no RS, Porto Alegre amplia teste de Covid-19 para viajantes terrestres

De acordo com Secretaria de Saúde, protocolo reforça vigilância para nova cepa do coronavírus

Correio do Povo

De acordo com Saúde, medida visa ampliar vigilância para variante ômicron

publicidade

Passageiros que chegam a Porto Alegre por via terrestre – de ônibus ou transporte individual – tendo como origem o exterior ou outros estados brasileiros poderão fazer a testagem para Covid-19. A medida que entra em vigor a partir desta segunda-feira, 6, faz parte do Protocolo da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A oferta foi ampliada com o objetivo de aumentar a vigilância para a possível entrada da variante ômicron na cidade, principalmente após a confirmação de caso da nova cepa no Rio Grande do Sul. Trata-se de uma mulher, residente de Santa Cruz do Sul, que voltou de viagem da África do Sul.

O diretor da Vigilância em Saúde, Fernando Ritter, destaca que o protocolo visa ao enfrentamento da pandemia a partir da identificação e manejo precoce de casos. “Assim, o protocolo será revisado e atualizado sempre que surgirem novas evidências”, enfatiza.

Quem pode realizar o teste

Para realizar a coleta, a pessoa deverá preencher o Formulário do Viajante e comprovar a viagem, com passagem de ônibus ou outro comprovante que explicite a passagem ou permanência no local de origem da viagem. Este protocolo já vigente para viajantes aéreos.

Poderão realizar a coleta do exame RT-PCR os passageiros sintomáticos ou não, sendo residentes de Porto Alegre ou aqueles que permanecerão na cidade por uma período mínimo de quatro dias. O prazo para a realização da coleta é de três a sete dias a partir do desembarque ou chegada na cidade, dependendo da condição de saúde. Passageiro sem sintomas, entre 3º e 7º dia após a chegada; com sintomas respiratórios, preferencialmente entre 3º e 5º dia do início dos sintomas, podendo ser coletado até o 8º dia.

A partir do preenchimento do formulário, o passageiro receberá um email informando os procedimentos e local para a realização do exame.

Documentos de comprovação

No laboratório, deverão ser apresentados os originais dos seguintes documentos:

• Documento de identificação oficial com foto e CPF (RG, CNH, passaporte ou outro documento oficial).

• Comprovante de residência/estadia em Porto Alegre:

Para residentes em Porto Alegre: comprovante de residência em seu nome ou declaração simples de residência emitida por terceiros; Para visitantes: comprovante de reserva em locais de hospedagem da cidade.

• Comprovação de chegada em Porto Alegre nos últimos 7 dias antes da testagem, podendo ser realizada por:

Bilhete aéreo ou passagem de ônibus ou comprovante que explicite a permanência/passagem do viajante fora do Rio Grande do Sul há, no máximo, sete dias antes da coleta.

Quando a comprovação não for possível, o viajante deve acionar a vigilância em saúde do município, através do telefone 3289-2471 ou 3289-2472, para que seja analisada a pertinência do caso e prestadas orientações e informações necessárias sobre a testagem.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895