Após chuva, cai para 10 mil número de gaúchos fora de casa

Após chuva, cai para 10 mil número de gaúchos fora de casa

Litoral Norte e região Sul do Estado são as áreas mais atingidas pelo temporal de ontem

Correio do Povo

Ainda há 10 mil gaúchos fora de casa

publicidade

A Defesa Civil do Estado informou, na manhã desta sexta-feira, que cerca de 10 mil gaúchos estão fora de suas casas após o temporal e vendaval que atingiram o Rio Grande do Sul ontem. Na noite desta quinta-feira, havia 30 mil pessoas desabrigadas e desalojadas. De acordo com o major Luis Fernando Santos Carlos, coordenador da regional Metropolitana de Defesa Civil, a redução aconteceu depois que foi enviado material de socorro, como lonas e toldos, para as vítimas dos transtornos climáticos.

As duas regiões mais atingidas foram o Litoral Norte e encosta de serra gaúcha, em função das fortes rajadas de vento, e o Sul do Estado, próximo a Pelotas, com o transbordamento do Rio Piratini.

Ainda de acordo com o major Santos, a Defesa Civil do Estado já entrou em contato com o Centro Nacional de Gerenciamento de Risco e Desastre (Cenad), vinculado à Secretaria Nacional da Defesa Civil, solicitando envio de material para auxiliar no reparo das regiões atingidas.

O coordenador da Regional Metropolitana acredita também que entre 15 e 20 municípios devem decretar estado de emergência nesta sexta-feira. Em todo o Estado, há 15 mil residências danificadas. A cidade em que mais houve problemas foi Tramandaí, em que nove mil casas foram atingidas. Conforme a Defesa Civil, é mantido o alerta de temporal pelo menos até domingo.

Somente na cidade de Piratini, choveu 200 milímetros em seis horas, o que representa a média de todo o mês na cidade. Na maioria dos municípios, choveu 60% do que era esperado para novembro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895