Após limpeza, Mercado Público deve receber nova pintura na fachada

Após limpeza, Mercado Público deve receber nova pintura na fachada

Mais de trinta litros de detergente foram utilizados para retirar marcas de pichações do local

Mauren Xavier

Fachada do Mercado Público passou por uma limpeza na madrugada desta terça-feira

publicidade

Trinta e seis litros de detergente e 38 panos foram utilizados pela equipe do Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) na limpeza parcial da fachada do Mercado Público, no centro de Porto Alegre. A ação ocorreu na madrugada de terça-feira de Carnaval, após pichadores terem deixado marcas de protesto contra o governador José Ivo Sartori na fachada.

Segundo o fiscal Edilson Caldas, ao todo, a equipe contou com seis profissionais, que trabalharam das 23h de segunda-feira até as 5h da manhã desta terça-feira. Ele reconheceu que a limpeza ajudou a amenizar as marcas da pichação. Por ser um patrimônio histórico não é possível utilizar produtos químicos mais agressivos. Para potencializar o efeito, foi utilizado ainda jatos de água. “Temos cuidado em função de não danificar a pintura original ou mesmo afetar o reboco do prédio”, ressaltou. Além disso, a operação de limpeza contou com um caminhão com cesto, para fazer com que os funcionários conseguissem atingir os pontos mais altos. Já nos pontos localizados sobre a entrada da estação Trensurb, os integrantes da equipe acessaram amarrados por cinto e corda, como uma escalada.

O serviço de limpeza trouxe resultados visíveis, principalmente desbotando as marcas deixadas pela pichação. Mesmo assim, Caldas acredita que será necessária mais uma aplicação de detergente para melhorar o resultado. O serviço de limpeza foi solicitado pela Secretaria Municipal de Cultura, por se tratar de um patrimônio histórico.

Pintura  

O secretário de Serviços Urbanos de Porto Alegre, Ramiro Rosário, prevê para esta quarta-feira uma avaliação sobre a pintura da fachada pichada do Mercado Público. Adiantou que aguarda do departamento responsável o laudo completo sobre como deve ser feito o serviço, levando em consideração as especificidades do prédio. “Neste momento, aguardamos os últimos detalhes. Porém, alguns representantes da iniciativa privada já se colocaram à disposição para a doação de tinta, colaborando na recuperação”, destacou.

Mutirão

Aproveitando o mês de aniversário de Porto Alegre, Rosário disse que no próximo sábado terão início mutirões de limpeza. Inicialmente serão 10 ações. O primeiro ocorrerá no eixo Baltazar e Leopoldina. “Queremos promover o engajamento da população e da iniciativa privada, com a coordenação da prefeitura, na recuperação e limpeza da cidade”, afirmou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895