Após mais de dois anos de negociação, revitalização do Cais Mauá é autorizada

Após mais de dois anos de negociação, revitalização do Cais Mauá é autorizada

Obra começará pelos armazéns e deve ser concluída até a Copa de 2014

Correio do Povo

Obra começará pelos armazéns e deve ser concluída até a Copa de 2014

publicidade

Após dois anos e meio de negociação envolvendo a prefeitura de Porto Alegre, o governo do Estado, a União e a iniciativa privada, a revitalização do Cais Mauá, na Capital, está autorizada. Em um ato simbólico nesta segunda-feira, o prefeito José Fortunati e o governador do Estado, Tarso Genro, fizeram a entrega das licenças exigidas para as obras à empresa Porto Cais Mauá do Brasil SA, responsável pelo empreendimento.

Os trabalhos de revitalização começarão pelo restauro dos nove armazéns tombados pelo patrimônio histórico municipal. "O governo do Estado é responsável pela obra que permite olharmos o melhor pôr do sol do mundo", salientou Fortunati na cerimônia realizada no pórtico do Cais.

A autorização permite o início imediato das obras, que devem durar nove meses. O pórtico e os armazéns A e B estão em fase final de aprovação pelo patrimônio histórico federal, que responde pelo tombamento das estruturas.

Conforme o governo do Estado, a revitalização do Cais Mauá deve receber investimentos entre R$ 400 milhões e R$ 500 milhões, gerando cerca de 10 mil empregos diretos e indiretos. A obra deve ser totalmente concluída até a Copa do Mundo de 2014. "Ganha o Rio Grande do Sul, ganha Porto Alegre, ganha a cidadania gaúcha e também ganha o nosso País", disse Tarso na cerimônia no pórtico do Cais.

O projeto de revitalização compreende um trecho de aproximadamente 2,5 quilômetros, da Estação Rodoviária à Usina do Gasômetro. Prevê a recuperação dos armazéns destinados a gastronomia, lazer, entretenimento e cultura, bares, restaurantes, lojas e estabelecimentos culturais, a construção de três prédios comerciais e um shopping center.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895