Após oito meses, racionamento deve chegar ao fim em Bagé

Após oito meses, racionamento deve chegar ao fim em Bagé

Departamento de Água e Esgotos estima que fornecimento seja normalizado no sábado

Jossicar Saraiva / Correio do Povo

Nível das barragens foi recuperado com as últimas chuvas

publicidade

Depois de oito meses de racionamento de água, completados no dia 16 de setembro, o Departamento de Água e Esgotos de Bagé (Daeb), na Campanha, estima para este sábado o fim da restrição no fornecimento. Nesta sexta-feira a população ainda recebe água durante 12 horas. Segundo o diretor da autarquia, Antônio Kiwal Parera, o prazo é necessário para preparar as redes de distribuição para o abastecimento regular.

A normalização só será possível graças às últimas chuvas registradas no município, que ajudaram a recuperar os níveis das barragens. Somente nos últimos seis dias a Estação de Tratamento de Água (ETA) registrou um índice acumulado de 94 mm na região da barragem da Sanga Rasa. Mesmo assim, o reservatório está 2,7 m abaixo do nível normal.

Quando implantado o racionamento, em janeiro, a barragem estava 3,15 m abaixo da normalidade e no momento mais crítico da falta de chuvas, em junho, chegou a atingir déficit de 8,6 m. Atualmente as barragens Emergencial e do Piraí estão cheias. Neste mês a ETA registrou 127 mm de precipitação. A média histórica do mês é de 159 mm. Mesmo com a recuperação das barragens, a deficiência pluviométrica na cidade continua superior a 1,8 mil mm, já que desde agosto de 2010 não chove acima da média histórica. A exceção foi fevereiro deste ano.

“Queremos agradecer por todo apoio e colaboração da comunidade durante esta longa estiagem. Estamos aliviados com a confirmação da previsão das chuvas, devido ao fenômeno El Niño”, afirma Parera. Mas ele garante que o departamento se manterá em estado de alerta por causa da proximidade do período de aumento das temperaturas, e, consequentemente, no crescimento do consumo e da evaporação das barragens.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895