Após pichação contra o Papa, Túnel da Conceição deve ganhar tinta especial

Após pichação contra o Papa, Túnel da Conceição deve ganhar tinta especial

Estrutura reformada foi alvo de vandalismo dez dias após remoção de tapumes

Estevão Pires / Rádio Guaíba

Estrutura reformada foi alvo de vandalismo dez dias após remoção de tapumes

publicidade

Alvo de pichadores apenas dez dias depois da remoção de tapumes, o Túnel da Conceição, no Centro de Porto Alegre, pode receber uma tinta especial para evitar novas ações contra a estrutura. A ideia é da Secretaria Municipal de Obras e Viação (Smov) que prometeu solicitar o material ainda nesta semana. Durante a madugada desta segunda-feira, pichadores escreveram a frase: "Se o Papa engravida-se (sic) o aborto seria livre".

Segundo a Smov, não havia previsão de uso de tinta anti-pichação na reforma, que é executada por uma empreiteira vencedora de licitação. "Nosso objetivo é reforçar a estrutura e melhorias na drenagem do pavimento. Com o vandalismo, decidimos conversar com o Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) para requisitar a tinta", explicou o secretário-adjunto da pasta, Adriano Goulart.

Apesar da funcionalidade, o material ainda não chega a todas os novas obras de Porto Alegre, mas é um objetivo da Prefeitura. "Há um custo maior e é preciso negociação com o DMLU. É um trabalho que vem ocorrendo gradativamente", salientou Goulart.

Ao ser questionado sobre a chance de pinturas de artistas ou grafittis serem adotados na estrutura para evitar vandalismos - modelo usado com êxito em locais, como  o Trensurb -, Goulart elogiou a idéia, mas informou ainda não haver iniciativas. "Seria interessante. Quem sabe isso pode avançar. Por enquanto, não há nada", ponderou.

A próxima etapa da obra no túnel consiste na retirada do antigo asfalto para a reposição de uma nova camada, com pintura e sinalização de pista, além da pintura do viaduto. No próximo sábado, está prevista a liberação de todas as pistas no sentido bairro-Centro.

No sentido oposto, Centro-bairro, os tapumes ficam mantidos porque prosseguem as obras de recuperação das fissuras e armaduras expostas, além da concretagem da laje incorporada. Continuam sendo realizadas também obras na escadaria junto a Igreja da Conceição. A conclusão dos trabalhos nestes locais está prevista para março de 2012.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895