Retomada em março deste ano, a construção está com mais de 90% dos trabalhos concluídos. Atualmente, a obra está na fase de finalização da Casa de Bombas, de acabamento de paredes, piso, iluminação e de pavimentação da parte interna da trincheira. A conclusão da estrutura, por onde circularão aproximadamente 75 mil carros no cruzamento da trincheira da Ceará com a avenida Farrapos, deveria ter ficado pronta em setembro deste ano.
Hoje, o funcionário de uma concessionária localizada na avenida Ceará, que preferiu não se identificar, afirmou que não vê a hora do término das obras. "Esse processo está arrastado e falta tão pouco para inaugurar a estrutura que vai melhorar o trânsito na região", ressaltou. A trincheira tem 300 metros de extensão, largura aproximada de 9,50 metros e contém três faixas viárias.
A construção na foi a primeira das chamadas obras da Copa do Mundo de 2014 a ser retomada no mês de março deste ano. Em março deste ano, o trânsito de veículos na avenida Farrapos, no sentido Centro-bairro, na trincheira da avenida Ceará, foi liberado pela prefeitura. Com a conclusão da obra, os motoristas que circulam na Farrapos vindos do Centro de Porto Alegre e que desejam acessar o Aeroporto Internacional Salgado Filho, a BR 290, a Freeway e a BR 116 podem seguir pela via. Os condutores não precisam mais utilizar o desvio da rua 25 de Fevereiro. Já a passagem de veículos pela trincheira, na parte de baixo da estrutura ainda não está liberada em razão das obras.
Os trabalhos na avenida Ceará começaram em dezembro de 2012 e deveriam estar concluídos em 2014 para a Copa do Mundo que foi realizada no Brasil. Posteriormente o prazo foi prorrogado para dezembro de 2016, ainda na gestão do ex-prefeito José Fortunati. Os trabalhos foram paralisados em junho de 2017.