Após simulação, Anac não dá prazo para sistema antineblina no Salgado Filho

Após simulação, Anac não dá prazo para sistema antineblina no Salgado Filho

Agência exigiu outros documentos da prefeitura, governo estadual e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo

Samantha Klein/Rádio Guaíba

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Após confirmar a homologação do sistema ILS 2 no Aeroporto Internacional Salgado Filho, sete técnicos da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) simularam nesta sexta-feira o funcionamento do equipamento. Porém, não há prazo para que ele comece a funcionar. O ISL2 deve minimizar em 30% os problemas com a neblina no terminal aéreo de Porto Alegre.

A ação ocorreu para verificar a funcionalidade dos aparelhos sob determinadas condições. Apesar de a Agência e a Secretaria da Aviação Civil terem informado no fim de maio que não havia qualquer pendência na instalação do ILS2 na cabeceira da pista, a assessoria de imprensa da Anac informou que seguem pendentes alguns pré-requisitos, sem especificar quais.

Um relatório com os resultados ainda precisa ser formulado. Além dos testes, a Anac também exigiu uma série de documentos da Prefeitura, governo estadual e Destacamento de Controle do Espaço Aéreo Aviação, que postergaram a operação do sistema antineblina para a próxima semana.

Em nota, a Agência resume que os resultados do relatório serão divulgados nos próximos dias. Porto Alegre recebe o primeiro jogo da Copa, entre França e Honduras, no domingo, ainda sem o ILS em operação. Na quarta-feira, a Holanda enfrenta a Austrália.

Apenas nesta semana, os passageiros enfrentaram 14 horas de fechamento no Salgado Filho na segunda, terça e quarta-feira.

Saiba mais

Esperado para entrar em operação antes da Copa, o ILS 2 só foi instalado em um lado da pista no Salgado Filho. A situação, entretanto, não é problema, segundo a Secretaria de Aviação Civil da Presidência da República. O motivo é o fato de a maior parte dos voos ocorrer nessa área, próximo à BR 116.

A assessoria de imprensa do órgão esclarece, ainda, que não vai ser preciso desligar o sistema quando for realizada a obra de ampliação da pista, em data ainda indefinida. Pilotos de todas as companhias aéreas que atendem os aeroportos já equipados com o ILS 2, como de Guarulhos e Curitiba, estão habilitados a operar o equipamento.

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