Após temporal de janeiro, Parque da Harmonia recebe replantio de árvores

Após temporal de janeiro, Parque da Harmonia recebe replantio de árvores

Foram plantadas 25 mudas de espécies com ingá, agauaí, cateretê, capororoca, sobragí e pau-gambá

Cláudio Isaias

Smam realizou nesta quarta-feira o replantio de árvores no Parque Harmonia

publicidade

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam) realizou, nesta quarta-feira, o replantio de árvores no Parque da Harmonia. A iniciativa faz parte da estratégia da prefeitura de Porto Alegre de repor as árvores atingidas pelo temporal do dia 29 de janeiro que com ventos de 120 km/h derrubou cerca de três mil árvores na Capital. Foram plantadas 25 mudas de espécies com ingá, agauaí, cateretê, capororoca, sobragí e pau-gambá, todas nativas à mata ripária, característica do parque. As espécies foram plantadas próximo das churrasqueiras do parque.

O secretário municipal do Meio Ambiente, Léo Antônio Bulling, disse que já foram feitos o replantio de árvores em toda a avenida Bento Gonçalves. “O trabalho agora está concentrados nos parques, principalmente no Marinha do Brasil e Redenção para recompor a vegetação que foi perdida em razão do temporal que atingiu a cidade”, explicou. Conforme Bulling, as mudas são fornecidas pelo viveiro municipal de produção de mudas. As árvores plantadas possuem em torno de 1,5 a dois metros de altura, o que segundo o secretário, facilitou a recomposição mais rápida dos vegetais no Parque Harmonia.

A ação marcou os 150 dias do temporal que atingiu a cidade em janeiro deste ano. Na semana passada, a Smam iniciou o replantio de três mil mudas em diferentes pontos de Porto Alegre como as avenidas José Bonifácio e Bento Gonçalves e a rua Santana.

O projeto cumpre as recomendações apresentadas no Plano Diretor de Arborização Urbana, buscando também atender às demandas da população e de entidades ligadas ao meio ambiente. Já foram plantadas espécies tipuanas, jacarandás, cateretês, camboatás-vermelhos, canafístulas, figueiras de folha-miúda e pitangueiras.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895