Apae de Porto Alegre recebe comenda Porto do Sol na Câmara Municipal

Apae de Porto Alegre recebe comenda Porto do Sol na Câmara Municipal

Associação completou 60 anos na segunda-feira

Correio do Povo

publicidade

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Porto Alegre recebeu a mais alta distinção da Câmara de Vereadores da Capital: a comenda Porto do Sol. A honraria, de proposição do vereador Alvoni Medina (REP) foi outorgada durante cerimônia solene na tarde desta terça-feira, na sede do órgão público, um dia depois do aniversário de 60 anos da Apae Porto Alegre. “Sessenta anos de luta pelos jovens, crianças e adultos da Apae”, frisou o vereador Medina.

A Apae de Porto Alegre atua diretamente nas áreas de assistência social, educação e saúde, com atendimentos especializados, prevenção, apoio a família e profissionalização, visando a melhoria na qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. 

Atualmente, a Apae conta com duas escolas na Capital, uma no bairro Glória e outra no bairro Vila Nova, realizando mais de 20 mil atendimentos por ano. “Tivemos a oportunidade de fazer uma visita, no lançamento da cozinha industrial para os jovens e adultos, para que possam aprender uma profissão e se sentirem úteis para a sociedade”, contou o propositor da comenda.

Foto: Matheus Piccini

Renato Luiz Ferreira, presidente da Apae Porto Alegre, comemorou a homenagem e garantiu que a instituição é merecedora, assim como seus alunos. “Temos que valorizar o que somos, merecemos tudo isso por chegar até aqui deste jeito. Atendendo mais de 600 alunos com muito amor e carinho, pensando neles”, sorriu.

Ao final da solenidade, o grupo de percussão da Apae se apresentou, com condução da Mestra Alexsandra Amaral. “Estes daqui são pessoas com altas habilidades para música. São sujeitos de direito procurando seu espaço de protagonismo”, afirmou a mestre.

Além da homenagem para a instituição, também está disponível na Câmara Municipal, até o dia 26, uma exposição com as pinturas de Luiz Eraldo da Costa, aluno da Apae. A exposição está montada no saguão do Plenário Otávio Rocha e pode ser visitada diariamente das 9h às 18h. A mostra retrata a familiaridade com o traço da arte naif e o compromisso de Luiz Eraldo com a força da inocência e tem o apoio do gabinete de Medina.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895