Aparelhos eletrônicos estragados são recolhidos pelo DMLU

Aparelhos eletrônicos estragados são recolhidos pelo DMLU

Todo material será tratado e enviado para empresas especializadas na reciclagem

Mauren Xavier

Todo material será tratado e enviado para empresas especializadas na reciclagem

publicidade

Aparelhos eletrônicos estragados podem ser entregues neste sábado no Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU), na avenida Diário de Notícias, 1111, no bairro Cristal. O dia da coleta Itinerante de Resíduos Eletrônicos ocorre em parceria com a empresa Otser e o Sindilojas. O caminhão ficará na unidade do DMLU recebendo os materiais descartados durante todo o dia.

O recolhimento faz parte de um projeto, para garantir a destinação correta desse tipo de material. Sem poder ser colocado no lixo domiciliar, muitas vezes eles acabam despejados diretamente na natureza, ampliando a poluição. O projeto tem surtido efeito e a adesão é cada vez maior, explicou Airton Rosa da Silva, da unidade do DMLU da avenida Diário de Notícias. Ele ressaltou que muitas pessoas deixam os equipamentos separados esperando a data da coleta.

O maior volume são de impressoras, notebooks e eletrodomésticos sem uso. Nos quatro primeiros meses do projeto foram recebidas quase seis toneladas de material eletroeletrônico. A ação já tem calendário até julho deste ano. A próxima coleta ocorrerá no dia 24 de janeiro no Lindóia Shopping.

Moradora do bairro Cristal, Zilá Madeira Mariano não se intimidou com o tempo instável e foi até o ponto de coleta entregar o seu ventilador de teto, que estragou recentemente. “Como já havia instalado o ar-condicionado preferi trazê-lo e garantir o descarte correto”, comentou.

Todo o material recolhido é tratado e enviado para empresas especializadas na reciclagem, tais como as peças de plástico, ferro, placas, entre outros. Tudo é transformado em matéria-prima e reaproveitado.

Além da Coleta Itinerante, as pessoas podem levar os seus equipamentos diretamente na Unidade de Triagem para Resíduos Eletrônicos. A iniciativa, fruto da parceria com a Cooperativa de Ensino dos Recicladores de Porto Alegre (Cerpoa) e Cooperativa Paulo Freire, funciona na avenida Voluntários da Pátria, 2.552, no centro da Capital.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895