Apesar das chuvas, Ilhas do Guaíba não apresentaram problemas de alagamento

Apesar das chuvas, Ilhas do Guaíba não apresentaram problemas de alagamento

Nível do Rio Guaíba está um metro a menos do que o preocupante

Henrique Massaro

Não foram registrados alagamentos na região das Ilhas

publicidade

As ruas de Porto Alegre registraram uma série de problemas com alagamentos nos últimos dias devido às fortes chuvas. A região das Ilhas do Guaíba, que tem um histórico de enchentes, no entanto, não sofreu com o temporal. O motivo é que o que afeta o nível do Guaíba não são necessariamente as chuvas na Capital, mas, principalmente, no Norte e Noroeste do Estado.

De acordo com o responsável pelo grupo de 1ª abordagem da Defesa Civil de Porto Alegre, Márcio Cardoso, além das chuvas regiões Norte e Noroeste, outros fatores que influenciam a situação na região das Ilhas são a velocidade e a direção dos ventos, sendo que o Sul é o pior para os moradores daquelas localidades. Ainda conforme Cardoso, não há previsão de condições extremas para os próximos dias. Isso porque o nível do Guaíba, conforme a medição da Ilha da Pintada, estava na manhã desta sexta-feira em aproximadamente 1,10 metro. Para ser preocupante, esta medição precisa estar em 2,10 metros.

“A chuva vem das cabeceiras do rio, que é onde nasce o rio”, explicou o morador da Ilha da Pintada há 61 anos, Antônio Silva. Segundo a percepção dele, o nível do Guaíba estava bastante baixo na manhã desta sexta-feira. Para piorar a situação, precisaria ocorrer mais cerca de quatro dias de fortes chuvas.

Na manhã desta sexta-feira, em um percurso pelas ruas da Ilha da Pintada, nenhum ponto de alagamento foi avistado. A situação, com exceção de algumas vias com poças d’água, era de normalidade.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895