Apesar do risco de queda, remoção de paineira em Porto Alegre é suspensa

Apesar do risco de queda, remoção de paineira em Porto Alegre é suspensa

Árvore de 17 metros precisa ser cortada no bairro Petrópolis

Karina Reif

publicidade

Em função da instabilidade do tempo, a remoção de uma paineira no bairro Petrópolis em Porto Alegre, prevista para esta quinta-feira, foi suspensa. Conforme a Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Smam), a árvore de 17 metros está necrosada e cerca de 60% do tronco está comprometido na base. Por isso, há risco de queda. Depois de uma rigorosa análise de técnicos da prefeitura e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT/SP), foi feita a opção da retirada.

A possibilidade de corte começou a ser estudada no ano passado, porque a paineira fica na esquina das ruas Ivo Courseuil e Saicã. Ambas são de grande movimentação de pedestres, carros e coletivos. O procedimento de remoção será coordenado pela equipe técnica da Smam Leste. A operação contará com o trabalho de uma equipe da zona Sul, envolvendo caminhão-cesto de 25 metros e duas equipes da zonal Leste com caminhões-caixa para a remoção dos resíduos.

O jornalista José Fonseca, 70 anos, lamentou que a necessidade de retirada da árvore. Ele mora na rua Ivo Courseuil há 35 anos. “Desde que cheguei aqui ela já tem esse tamanho. É muito antiga, faz sombra”, observou. Ele e um grupo de vizinhos procurou a prefeitura para evitar o corte. “Tentamos até o limite”, contou. Esta semana, ele esteve na Smam para questionar se havia como recuperar a paineira ao invés de matá-la. “Tive acesso a vários laudos que mostram um buraco grande nela”, afirmou. Parcialmente convencido e conformado com a avaliação, ele e os demais habitantes do bairro estão se despedindo, aos poucos, da árvore.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895