Aplicação da quarta dose para maiores de 60 anos começa com movimento tranquilo em Porto Alegre

Aplicação da quarta dose para maiores de 60 anos começa com movimento tranquilo em Porto Alegre

Imunização contra a Covid-19 é aplicada em 23 unidades de saúde e no Shopping João Pessoa

Felipe Faleiro

publicidade

A vacinação contra a Covid-19 está em uma nova etapa em Porto Alegre, com a redução da faixa etária elegível para receber a quarta dose. Desde esta quarta-feira, podem recebê-la moradores acima de 60 anos. De acordo com a Prefeitura, a medida foi tomada após a chegada de mais 25 mil unidades do imunizante. Na Clínica da Família Navegantes, na Zona Norte, o movimento foi maior no começo da manhã e se normalizou ao longo das horas seguintes. Muitas pessoas procuravam o local em meio ao frio intenso para também reforçar sua proteção contra a gripe. 

Ao todo, 23 unidades de saúde e o Shopping João Pessoa imunizam na Capital. A gerente da Clínica da Família, Maíra Basquerote, diz que o aumento dos casos de Covid-19 requer atenção por parte da população, especialmente as pessoas que estão com a aplicação da vacina atrasada. “Fazemos um apelo para que aqueles que podem se vacinar, venham e normalizem a situação da caderneta. A vacina representa a proteção. Não podem ser esquecidas também a imunização da influenza”, afirmou ela. 

A aposentada Ana Iara Santos Almeida, 66 anos, foi ao local para receber a terceira dose. “Me sinto muito mais segura me vacinando. Ela traz segurança para nós. Eu até deixei de visitar outras pessoas por causa da pandemia”, disse. Ana já contraiu a Covid-19, mas comenta que teve apenas gripe leve e tosse. A assistente administrativa Marilu Magagnin, 51, também recebeu a terceira aplicação. Ela foi ao posto acompanhada da filha Sara, 12. 

“As pessoas têm mais liberdade depois que tomam a vacina. Temos que manter alguns cuidados, como o uso de máscara, e evitar aglomerações”, comentou. A Prefeitura não tem dados sobre quantas pessoas podem receber a vacina agora, nem o número daquelas com doses em atraso. Conforme o monitoramento da Secretaria Estadual de Saúde (SES), porém, 91 mil pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, estão com a 2ª dose atrasada em Porto Alegre, e 341 mil estão com a dose de reforço em atraso.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895