Aprovado projeto que permite uso do BikePOA com o cartão TRI

Aprovado projeto que permite uso do BikePOA com o cartão TRI

Proposta é que sistema seja integrado e que bicicletas sejam trocadas por modelos mais modernos

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Proposta é que sistema seja integrado e que bicicletas sejam trocadas por modelos mais modernos

publicidade

A Câmara Municipal de Porto Alegre aprovou, nesta quarta-feira, um projeto do vereador Paulinho Motorista (PSB) que permite que o cartão TRI, utilizado no transporte coletivo de ônibus, sirva também para a compra antecipada de passes do Serviço de Bicicletas Públicas de Aluguel, o BikePOA. A proposta prevê que os sistemas sejam integrados a fim de universalizar o acesso.

Atualmente, só consegue comprar os passes para as bicicletas quem dispõe de cartão de crédito. O projeto estabelece, ainda, que a operadora do BikePOA ofereça atendimento telefônico gratuito aos usuários do sistema por meio de uma linha 0800.

Em agosto, a Prefeitura já havia anunciado que espera fazer a integração até dezembro. As 400 bicicletas também devem ser substituídas por novas, mais confortáveis e leves, que estão sendo importadas do Canadá, de acordo com o CEO da empresa responsável pelo sistema. A promessa é de manutenção dos valores. Atualmente, o aluguel ilimitado custa R$ 10 ao mês.

As estações serão modernizadas e algumas poderão trocar de lugar. Não há garantia de que as paradas que foram removidas anteriormente sejam retomadas, mesmo que as novas bicicletas ofereçam reforço contra os casos de vandalismo. A EPTC estuda a possibilidade de mudança nos locais de algumas estações.

O Bike POA não gera custo para a cidade, já que é um projeto financiado pelo Itaú em várias capitais. Desde 2012 em Porto Alegre, 270 mil pessoas cadastradas realizaram 1,1 milhão de viagens.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895