Ar condicionado funciona em apenas 8 das 15 ambulâncias do SAMU
Coordenação do serviço em Porto Alegre justifica problema na onda de calor por uso excessivo
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A Coordenação do Samu reconhece as falhas e garante estar tomando providências para resolver. A explicação para os problemas é o desgaste natural provocado “pelo uso intensivo das viaturas”, que atendem em média 12 ocorrências por equipe, diariamente.
Outra justificativa é a de que, para encaminhar o conserto, é preciso retirar as ambulâncias do serviço por vários dias, enquanto durar a manutenção. Isso, na avaliação da coordenação, pode gerar "impacto dramático no atendimento às emergências”.
O órgão ainda revela que há 3 ambulâncias paradas em uma oficina esperando reparos. A empresa contratada está descumprindo os prazos para o conserto e por isso foi judicialmente notificada pela Prefeitura de Porto Alegre, explica a nota encaminhada à imprensa. O Samu dispõe de uma “reserva técnica (ambulâncias de substituição) muito limitada”. Conforme previsão do Ministério da Saúde, que é responsável pela renovação da frota, a partir de março de 2014, o serviço recebe mais 6 unidades.