Arroio transborda e água invade bairro Cohab Blocos em Sapucaia do Sul
capa

Arroio transborda e água invade bairro Cohab Blocos em Sapucaia do Sul

Barco da Defesa Civil foi colocado à disposição da comunidade

Por
Fernanda Bassôa

Arroio transborda e água invade bairro Cohab Blocos em Sapucaia do Sul

publicidade

A chuvarada que atingiu a Região Metropolitana desde a última terça-feira, mas que se intensificou nesta quinta-feira, ainda vem causando uma série de transtornos em algumas cidades. Nesta sexta-feira, equipes da Defesa Civil seguem em constante alerta e contabilizam os danos resultantes do clima. Em Sapucaia do Sul, um problema na rede de esgoto e de drenagem, obstruídas pelo descarte de algum dejeto ou material na tubulação, se agravou ainda mais pela quantidade de chuva contabilizada nas últimas 72 horas, que chegou a 130mm. A água acabou invadindo o conjunto habitacional do bairro Cohab Blocos e, segundo informou o coordenador da Defesa Civil, Robson Ferraz, sobre 2 cm por hora, o que preocupa a equipe.

“Ainda na quinta-feira a Defesa Civil trabalhou junto com servidores das Secretarias de Obras, Mobilidade, Meio Ambiente e do Planejamento, e realizou uma intervenção com máquinas para auxiliar na vazão da água. Foi um problema bem crônico, mas pontual.” Segundo Ferraz, lonas estão sendo distribuídas para os moradores que necessitam e o barco da Defesa Civil foi colocado à disposição da comunidade. “Até o momento, não há registro de desabrigados ou desalojados.” Além da Cohab Blocos, os bairros Fortuna e Carioca estão sendo monitorados.

Desmoronamento de terra assusta moradores

No bairro Camboim, também em Sapucaia do Sul, devido ao volume de água, o solo encharcou causando um desmoronamento de terras, com a queda de um muro. O incidente aconteceu na quinta-feira (12) ao longo da Avenida Justino Camboim. Por sorte, ninguém ficou ferido. O local foi isolado com ajuda das equipes de trânsito da Administração Municipal. Motoristas devem ter atenção redobrada ao passar pelo local.