As brincadeiras e a satisfação de quem nasce no 1º de abril

As brincadeiras e a satisfação de quem nasce no 1º de abril

Aniversariantes e astrologia atestam os fluidos positivos do chamado "dia dos bobos"

Karina Reif/Correio do Povo

publicidade

É difícil não cair em uma mentira ou não ouvir uma piada em 1º de abril, conhecido como "dia dos bobos", marcado exatamente para este domingo. É bom avisar os desatentos na véspera, pois estes acabam recebendo trotes. Nem quem faz aniversário nesse dia escapa. A técnica em enfermagem Patrícia Fortes, 35 anos, passou a vida ouvindo as pessoas zombarem com sua data de nascimento. Quando ela vai preencher uma ficha, por exemplo, questionam: "A tua mãe não podia esperar mais um pouquinho, até o dia 2?". Por outro lado, a parte boa é que ninguém esquece a data, mas sempre tem alguma brincadeira.

Patrícia recorda, sorrindo, de uma vez em que a família e diversos amigos fingiram não lembrar do aniversário dela. "Cheguei em casa de noite e tinha uma festa surpresa. Todos gritaram: 1º de abril", comenta. Existem ocasiões, contudo, em que a técnica em enfermagem fica estressada com tanta "chacota". "Quando era criança, levava na brincadeira. Agora fico um pouco irritada, mas deixo passar", diz ela, que, apesar de tudo, não gostaria de ter nascido em outro dia. "É uma data marcante", avalia.

Por causa desse tipo de gozação a que Patrícia é submetida, muitas pessoas tentam registrar os filhos nascidos em 1º de abril em outra data. É o que atesta a segunda substituta do Registro Civil de Pessoas Naturais -  Zona de Porto Alegre, Laureci Corrêa da Rocha. "As pessoas argumentam e nós até entendemos o motivo, mas não podemos registrar sem um documento do hospital com a data", explica. Desde que começou a trabalhar no local, há 12 anos, o procedimento é o mesmo. No entanto, antigamente, era possível fazer a certidão de nascimento somente com declaração. Usando do artifício, os pais optavam por registrar os filhos em 2 de abril ou 31 de março. Assim, evitavam brincadeiras e até a má sorte que traria o dia, segundo superstições.

Essa má sorte fica só na superstição mesmo, porque, segundo a professora de Numerologia e Astrologia Ana Cláudia Silva, o dia 1º de abril deste ano, pelo menos, é favorável em muitos aspectos. "Na Numerologia, avaliamos o dia como um qualquer. Somamos todos os números e o resultado dá 1, o que indica um dia favorável à criatividade e a coisas novas", avalia. Segundo o estudo de Ana Cláudia, é um período muito bom para assumir liderança e colocar planos em ação. 

Já na parte da Astrologia, a professora explica que o dia está sob influência do signo de Áries, que é do elemento fogo. "Áries é muito forte. É um signo de pessoas impulsivas e que falam, muitas vezes, sem pensar", diz. Ao mesmo tempo, o ariano é um "guerreiro e desbravador". Portanto, o primeiro dia de abril é um momento para usar a energia do fogo e fazer coisas novas.

O ex-secretário municipal de Finanças de Santo Antônio da Patrulha, Joelson Machado de Oliveira, está entre os que acreditam nos bons fluidos da data em que nasceu. "Sou 1º de abril assumido, com muita honra e orgulho", enfatiza. Joelson não perde o rebolado nem quando fazem piadas. Ele mesmo é autor de muitas. "Quando era jovem, deixávamos no dia 1 pacotes na estrada para ver quem descia do carro para pegar. Dentro havia pedras e tijolos", se diverte. Mas Oliveira também ganha, às vezes, presentes engraçadinhos. "Já recebi pacotes grandes, com um presentinho bem pequeno", lembra. Há seis anos, ele organizou uma festa para comemorar os 60 anos e houve confusão. "Os amigos pensavam que não iria ter festa, que era brincadeira", explica.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895