Asilo Padre Cacique comemora 115 anos de história

Asilo Padre Cacique comemora 115 anos de história

Orquestra Villa Lobos emocionou os vovôs e vovós na festa de aniversário

Correio do Povo

Asilo Padre Cacique comemora 115 anos de história

publicidade

A filantropia no Rio Grande do Sul registrou mais um aniversário histórico nesta quarta-feira. O aniversário de 115 anos do Asilo Padre Cacique celebrou mais um dia de cuidados e condições dignas para os 150 moradores da instituição fundada pelo padre baiano Joaquim Cacique de Barros.

O terreno da entidade foi doado por Dom Pedro II, em 1845, para a construção de um colégio destinado a meninas órfãs. Posteriormente, iniciou a construção de um abrigo para moradores de rua, obra que foi embargada pelo próprio imperador, por ficar muito próxima à entidade de ensino. Porém, em 12 de janeiro de 1985, Princesa Isabel veio ao Rio Grande do Sul e visitou as órfãs e ao testemunhar o problema, prometeu pedir ao seu pai para permitir que os trabalhos continuassem. Assim ela fez, e em 1887, as obras foram retomadas, com o auxilio da comunidade. Em 19 de junho de 1898, a construção foi finalizada e foram abrigados os primeiros beneficiados pela casa.

"São 115 anos comemorados hoje, de pura excelência em serviços prestados. Temos, desde a limpeza até os serviços médicos, 85 colaboradores contratados, que trabalham para servir aos 150 moradores da instituição. É um trabalho difícil, estabelecido somente através das doações. Somos agradecidos pela ajuda que a comunidade nos dá, para continuar esta história", salientou o presidente do asilo, Edson Brozoza.

Os vovôs recebem seis alimentações por dia, além de atendimento médico, fisioterápico, psicológico, odontológico e recreativo. O próximo passo depende de incentivos culturais: construir um grande salão de eventos, que possibilitará receber mais 200 vovôs e vovós que passarão o dia no Padre Cacique e depois dormirão em casa. "Queremos receber os idosos da comunidade que não tem como passar o dia em casa, porque os seus filhos e parentes trabalham. Temos esse projeto grandioso, com toda a estrutura apropriada, para que possamos prestar esse serviço para a comunidade - aponta Brozoza.

Festa de aniversário


A programação do aniversário iniciou às 14h30min, com apresentação de saxofone do professor Fernando Prati. O "Parabéns a Você" foi cantado com um bolo maquete da Instituição. Os vovôs ainda foram surpreendidos com a beleza da música da Orquestra Villa Lobos, de Porto Alegre.

Por fim, o Arcebispo Dom Dadeus Grings celebrou a missa em homenagem a Instituição, em conjunto com o coral da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre. Para saber como ajudar o Asilo Padre Cacique a comemorar mais 115 anos, é possível acessar todos os dados no site oficial.


Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895