Associação de Haitianos promove dia de integração

Associação de Haitianos promove dia de integração

Caminhada partiu do Mercado Público de Porto Alegre até o Estádio Beira-Rio

Henrique Massaro

Passeata contou com dezenas de pessoas e um carro de som com músicas típicas do Haiti

publicidade

A Associação de Haitianos do Rio Grande do Sul promoveu nesta quinta o um dia de integração dos imigrantes deste país. Buscando conscientizar a população local e dos imigrantes, uma caminhada que partiu do Mercado Público de Porto Alegre até o Estádio Beira-Rio. Utilizando os 3,5 quilômetros do Caminho do Gol, a passeata contou com dezenas de pessoas e um carro de som com músicas típicas do Haiti. 

O haitiano Reginaldo Mentor, da cidade de Aquin, está em Porto Alegre há três anos, onde trabalha como auxiliar de produção. Apesar de gostar da cidade, ele diz que ainda há poucas oportunidades de emprego e que sente saudade da terra natal. Ele relatou que parte da população local ainda comete alguns atos de preconceito contra o seu povo. Durante a passeada de ontem, por exemplo, relatou que um morador de um prédio na avenida Borges de Medeiros atirou ovos nos participantes.


De acordo com o porta-voz da Associação de Haitianos, Alix Georges, o objetivo do ato era integrar o povo brasileiro e a comunidade haitiana. “Muitas vezes a gente tem dificuldade de conversar, por falta de conhecimento, às vezes as pessoas estranham o diferente. A gente está aqui para quebrar este gelo”. explicou. Segundo ele, umas das coisas mostradas ontem é que o povo haitiano é rico artisticamente e culturalmente. “É uma oportunidade para mostrar para o povo brasileiro o outro lado dos imigrantes.” Conforme Georges, há aproximadamente 8,5 mil haitianos em todo o Rio Grande do Sul.

O evento foi apoiado pela Frente Parlamentar de Acompanhamento e Solidariedade aos Imigrantes e Refugiados, que esteve representada pelo deputado Nelsinho Metalúrgico. Além disso, o Sport Club Internacional, o Fórum Mobilidade Humana, as Mulheres Palestinas em Ação e o Instituto de Pesquisa e Assessoramento (AKANNI) apoiaram o evento.

Durante a tarde, houve realização de almoço e jogos de futsal entre dois times de haitianos, um time de brasileiros e outro de senegaleses, no Gigantinho.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895