Asteroide de até 30 metros de diâmetro passa perto da Terra nesta quinta

Asteroide de até 30 metros de diâmetro passa perto da Terra nesta quinta

Ponto de maior aproximação está previsto sobre a Antártida

Correio do Povo

Asteroide de 30 metros de diâmetro passa perto da Terra nesta quinta

publicidade

O asteroide 2012 TC4 irá passar perto da Terra nesta quinta-feira. Com cerca de 30 metros de diâmetro, o corpo celeste vai chegar a uma distância de 42 mil quilômetros e um pouco mais de 36 mil quilômetros de altitude, isto representa pouco para os satélites de comunicação que orbitam o planeta Terra.

Em dimensões espaciais, é muito perto: para comparar, a distância entre a Terra e a Lua é sete vezes maior. Não é todo dia que corpos celestes passam tão perto de nossa casa. O ponto de maior aproximação está previsto sobre a Antártida às 5h40min da madrugada.

Porém,apesar da proximidade, a passagem do 2012 TC4 não deve representar qualquer perigo para a Terra ou para os satélites. O asteroide foi descoberto em 2012, pelo telescópio da NASA, no Havaí. No entanto, pouco depois, desapareceu do alcance dos telescópios.

Apesar da rápida aparição, os cientistas conseguiram prever que voltariam a ver o 2012 TC4 durante o outono de 2017 e, segundo Mike Kelley, que lidera a equipa da Nasa, há dois meses que o asteróide está sendo monitorado pelos peritos.

Esta passagem vai permitir testar o projeto de sistema de alerta global para o impacto de asteróides, financiado pelo Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária da NASA e que envolve observatórios, laboratórios e universidades de todo o mundo.

O asteroide 2012 TC4 foi descoberto em 4 de outubro de 2012 pelo observatório Pan-STARRS no Havaí. Uma semana depois, ele fez um encontro rasante com a Terra, passando a uma distância de 0,247 DL (distâncias lunares), ou cerca de 94.800 km. Esse asteroide é um objeto alongado de rotação rápida, e é conhecido por fazer muitas abordagens próximas da Terra no passado. 

Para efeito de comparação, o asteroide que explodiu sobre a cidade russa de Chelyabinsk, em fevereiro de 2013, ferindo 1.500 pessoas e danificando mais de 7.000 edifícios, tinha cerca de 20 metros de diâmetro.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895