Ato celebra Dia Internacional contra a Homofobia na Capital

Ato celebra Dia Internacional contra a Homofobia na Capital

Representantes de movimentos sociais participaram do evento no centro de Porto Alegre

Marcos Koboldt / Correio do Povo

Defensores dos direitos dos homossexuais realizam ato no centro da Capital

publicidade

Representantes de movimentos sociais em defesa dos direitos dos homossexuais realizaram, nessa manhã, um ato na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre, para lembrar o Dia Internacional contra a Homofobia. A data foi escolhida lembrando da exclusão da Homossexualidade da Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 17 de maio de 1990, declarada de forma oficial em 1992.

Apesar de várias conquistas, como o reconhecimento do Supremo Tribunal Federal (STF) da união homoafetiva que permite a cerca de 60 mil casais, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), buscar direitos semelhantes aos casais heterossexuais, a violência ainda é presentes na rotina de gays e lésbicas. “Aparentemente quanto mais direitos conquistamos existe uma reação contrária mais forte”, disse o coordenador cultural da ONG Somos, Sandro Ká.

“A luta contra a homofobia é algo que precisa ser diário. Os casos de violência são acompanhados de muito ódio e requintes de crueldade”, acrescentou Gabriel Galli, que também trabalha na ONG Somos. Em 2010, de acordo com números recentemente divulgados pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), a homofobia matou, com extrema crueldade e violência, cerca de 260 homossexuais no País.


Ato foi realizado na Esquina Democrática, no Centro de Porto Alegre. | Foto: Pedro Revillion

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895