Ato de desagravo à prisão de jornalista ocorre hoje na Praça da Matriz

Ato de desagravo à prisão de jornalista ocorre hoje na Praça da Matriz

Evento está previsto para meio-dia

Vitória Famer / Rádio Guaíba

publicidade

Jornalistas, comunicadores e demais críticos à prisão do repórter Matheus Chaparini, detido nessa quarta-feira pela Brigada Militar (BM) quando cobria uma ocupação na Secretaria Estadual da Fazenda, no Centro de Porto Alegre, organizam um ato de desagravo ao ocorrido. A ação ocorre a partir das 12h desta sexta-feira, na Praça da Matriz, no Centro da Capital.

Na descrição do evento, que já conta com mais de 400 pessoas confirmadas, é lembrado o fato de que é direito do jornalista estar dentro de um edifício ocupado por estudantes. O texto destaca ainda que, “mais do que isso, é direito de todos, porque essa é a melhor maneira de se fazer jornalismo”. Além disso, o ato também quer reiterar a necessidade de defesa da liberdade de imprensa “porque a democracia só existe com informação”.

Matheus Chaparini é jornalista formado e repórter no Jornal Já. O ato também ocorre em solidariedade ao cinegrafista e fotógrafo Kevin Dark, que foi preso com Chaparini quando fazia imagens dentro da ocupação para um documentário sobre o tema.

A Brigada Militar em entrevista e a Secretaria de Segurança Pública (SSP) em nota oficial alegam que o jornalista foi preso por estar dentro do prédio e não se identificar aos policiais. Porém, um vídeo feito pelo próprio Matheus Chaparini comprovou que o repórter se identificou diversas vezes à BM como jornalista e que estava cobrindo a manifestação dos estudantes.

A Associação Riograndense de Imprensa também vai promover um debate intitulado “Liberdade de Expressão Ameaçada?”, amanhã, às 10h, no salão nobre da entidade, na avenida Borges de Medeiros, 915 – 8º andar, sobre a prisão do jornalista Matheus Chaparini. Além da presença confirmada do repórter, o diretor do Jornal Já, Elmar Bones, também vai participar. Entre os convidados, estão o público em geral, jornalistas, representantes de jornais alternativos, da seccional da OAB no Rio Grande do Sul e a Brigada Militar.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895