Audiência sobre acessibilidade em transporte intermunicipal pede mais agilidade de empresas

Audiência sobre acessibilidade em transporte intermunicipal pede mais agilidade de empresas

Integrantes de diversas associações que lutam pelos direitos de deficientes estiveram presentes

Jessica Hübler

Integrantes de diversas associações que lutam pelos direitos de deficientes estiveram presentes na audiência desta sexta

publicidade

“Acessibilidade no transporte público não é só um elevador de acesso”. Esta fala do Coordenador da Pessoa com Deficiência e membro da Associação dos Deficientes Visuais ambos em Canoas, Eri Domingos da Silva, marcou a audiência pública que tinha o objetivo de debater a questão da acessibilidade no transporte intermunicipal do Rio Grande do Sul. A sessão foi presidida, nesta sexta-feira, pelo deputado Nelsinho Metalúrgico e promovida pela Associação Gaúcha de Distrofia Muscular (Agadim) e a Comissão de Segurança e Serviços Públicos da Assembleia Legislativa do Estado.

O representante da Associação Riograndense deTransporte Intermunicipal (RTI), Joabel Pereira, disse que a legislação está em fase de execução, e que para transportes de longa distância - que é o caso de sua empresa - as coisas demoram ainda mais. O representante da Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM), Gilberto Toigo, afirmou que a empresa cumpre os requisitos exigidos pela lei, mas a plateia argumentou rebatendo que isto não é verdade.

Integrantes de diversas associações que lutam pelos direitos das pessoas com deficiência física, psíquica e visual e representantes das empresas de transporte estiveram presentes na sala Adão Pretto, da Assembleia Legislativa, para discutir o tema. A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (LBI) - Lei 13.146 - foi aprovada em 6 de julho de 2015. A audiência aconteceu exatamente 1 ano e 6 dias após a aprovação, justamente porque as pessoas com deficiência pedem agilidade para as empresas.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895